Cmei João Pedro de Aguiar abre as portas para visita das famílias à escola
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Camilla Veiga Polati
Famílias visitam as dependências do Cmei João Pedro de Aguiar, em Jardim Camburi.
Sala de aula, refeitório, pátio, quadra, biblioteca... cada escola é única, apesar dos ambientes em comum. E ninguém melhor para apresentar o lugar onde estuda que a própria criança! Uma iniciativa do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar, em Jardim Camburi, está oportunizando que as famílias, especialmente que matricularam este ano as crianças na unidade de ensino, conheçam o lugar.
Nesta sexta-feira (24), dia em que será realizada a Avaliação Institucional com as comunidades escolares de todas as 102 unidades de ensino da rede de Vitória, o Cmei estará aberto para a visitação das famílias. E os guias dessa visita são as próprias crianças.
“As famílias tinham essa vontade de conhecer a escola ou mesmo de ver as modificações que foram feitas para cumprir os protocolos de biossegurança. O resultado da primeira ação foi magnífico. Usamos um dia que não era letivo e abrimos a escola para receber as famílias. As próprias crianças apresentaram a escola para os papais e mamães”, destacou a diretora do Cmei João Pedro de Aguiar, Geralda Maria de Assis.
Para o sucesso da atividade, todos os protocolos de biossegurança são seguidos: o uso de máscaras é obrigatório e, para não haver aglomeração, há uma organização da quantidade de famílias entrando por vez no Cmei. Essa ação só é possível devido ao fato de não ter outra atividade pedagógica presencial nesse dia.
Experiência aprovada
A primeira vez que o Cmei abriu as portas para as famílias das crianças foi em 6 de setembro, data não letiva, dedicada à formação dos professores. Ao todo, 25 famílias foram recebidas na escola.
“Foi muito divertido e gratificante a visita ao Cmei. Minha filha ficou feliz me mostrando todos os espaços que ela frequenta e isso foi muito bom pra ela também. Levei também meu filho mais velho, que já estudou lá, para revisitar a escola. Recomendo sim que os pais façam essa visita junto com a criança. Eles adoraram”, contou Camilla Veiga Polati, que é mãe de Talita Veiga Polati Ferreira, matriculada no Cmei.
O irmão de Talita, Vicente Veiga Polati Ferreira está estudando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Madalena de Oliveira Domingues, também em Jardim Camburi.