Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Condutor sem CNH é flagrado em motocicleta sem placa pela Guarda de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Condutor sem CNH e motocicleta sem placa é flagrado pela Guarda de Vitória
Motocicleta sem placa apreendida pela Guarda de Vitória. (ampliar)

Sem possuir habilitação, um jovem de 19 anos foi flagrado na condução de uma motocicleta pela Guarda Civil Municipal  de Vitória (GCMV), em Jardim da Penha, na manhã desta sexta-feira (23). A moto estava sem placa, equipamento obrigatório e com marcas de manobras perigosas - conhecidas como "grau" - na traseira do veículo.

Os operadores da Central de Monitoramento (Ciom) identificaram a moto na Ponte da Passagem. "Com as informações dos operadores, realizamos um cerco na Avenida Fernando Ferrari e conseguimos abordar o indivíduo, que não apresentava carteira de motorista. A motocicleta, além das marcas de manobras perigosas, não apresentava filtro de ar. O motorista foi multado e o veículo foi recolhido e transportado para um pátio credenciado", descreve o inspetor Calligari.

A Guarda de Vitória reitera que a realização de manobras perigosas, como empinar, derrapar, 'dar grau', são veementemente repreensíveis e consideradas infrações gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração resulta em multa (10 vezes, ou seja, um valor de R$2.934,70), suspensão da CNH e apreensão do veículo.

TECNOLOGIA

O apoio da tecnologia é constante na rotina operacional da Guarda Civil Municipal de Vitória. Atualmente, são 1.156 câmeras e 116 faixas de leitura do Cerco Inteligente funcionando 24 horas na Central de Monitoramento. O local também reúne a operacionalização dos botões Escolar, Maria da Penha e SOS Comércio, além de software de Inteligência Artificial. 

A Coordenadora da Gerência de Operações e Fiscalizações de Trânsito, Yamara Pin, afirma que resultados como esse são reflexo da integração entre recursos tecnológicos e o trabalho qualificado das equipes da Guarda de Vitória nas ruas.

"A Central de Monitoramento nos permite identificar veículos em situação irregular em tempo real, ampliando nossa capacidade de resposta e possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes. Ao retirarmos esses veículos de circulação, prevenimos acidentes, coibimos práticas perigosas e reforçamos a segurança viária, mas o diferencial está na atuação dos nossos agentes em campo, que analisam as informações, e fazem a abordagem com técnica e responsabilidade", destacou.