Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse para gestão 2026-2028

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Posse dos novos conselheiros do Concav para triênio 2026-2028
Posse dos novos conselheiros do Concav para triênio 2026-2028.

Os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), para a gestão 2026-2028, tomaram posse nesta segunda-feira (26). A solenidade esteve repleta de emoção e declarações de compromisso com a garantia do desenvolvimento de ações em prol da infância e adolescência seguras. A eleição para escolha da nova presidência está prevista para acontecer no próximo mês.

O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária de Assistência Social (Semas), Soraya Mannato, e autoridades do sistema de garantia de direitos. Na ocasião, Pazolini reforçou o compromisso de garantir recursos para fazer sair do campo das ideias os projetos e transformar em realidade, dando possibilidade real de transformação social. "Hoje é um dia muito feliz e importante. A proposta sempre foi defender os interesses de crianças e adolescentes. A prioridade em cumprir integralmente o que diz a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Criança e adolescente são nosso compromisso prioritário", enfatizou.

Soraya Mannato destacou o aumento no volume de investimentos na área social em Vitória, que resulta, também,  na implantação de projetos inovadores e melhoria na oferta de serviços voltados à proteção da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidades. 

"Que este tempo seja Kayros. Que seja o tempo certo para execução dos projetos e tarefas. Que o trabalho dos novos conselheiros seja muito proveitoso", disse a promotora titular da 5ª Promotoria da Infância e Juventude de Vitória, Andrea Teixeira de Souza.

A presidente do Concav, Lucienne Ottaiano, que encerra seu mandato, disse que deixa o cargo após três anos a frente do conselho, mas que continuaria atuando como voluntária. "Aprendi muito com as técnicas e especialistas que juntos formamos uma equipe na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nesses anos, registramos diversos avanços, os quais precisam ser consolidados e fortalecidos pela nova gestão", declarou ela.

Visivelmente emocionada, Lucienne fez questão de enfatizar: "temos muito a comemorar, mas o trabalho ainda não acabou. Ele precisa continuar. Precisa do comprometimento real. O trabalho dos conselheiros é feito nas comissões. Precisamos trabalhar para efetivar as políticas públicas. É importante que alguns conselheiros representantes do Poder Público vão continuar, porque isso representa que vai ser transmitido conhecimento para que não haja retrocessos. A gente precisa avançar sempre", frisou.

Garantia dada por uma das novas conselheiras, a representante da Secretaria de Gestão (Seges), Herica Souza: "desejo atuar com firmeza na garantia de direitos e no fortalecimento de políticas públicas eficazes, unindo diálogo e compromisso ético para transformar a realidade de crianças e adolescentes, assegurando-lhes um futuro de dignidade, proteção integral e oportunidades reais de desenvolvimento".