Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) de Vitóriase reuniram, nesta segunda-feira (15), com uma equipe da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) para discutir a implementação e o aprimoramento de tecnologias assistivas e acessibilidade digital nas unidades básicas de saúde municipais.
Com a aplicação da tecnologia assistiva, os painéis eletrônicos de informações para atendimento poderão ter a opção da conversão de texto para áudio. A secretária executiva do Comped, Jacqueline Rocha Ferreira Freitas, explicou que esta é uma demanda que vai propiciar às pessoas com deficiência visual e/ou baixa visão o direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
"Acessibilidade para cegos envolve adaptações físicas e tecnológicas para garantir independência e inclusão, as adaptações físicas incluem pisos táteis, sinalização em Braille e em áudio, e remoção de obstáculos", comentou. Ao final da reunião, Jacqueline disse que durante o encontro foram acordadas outras ações, como: Planejamento dos próximos passos para uma estratégia de inclusão digital; Identificação de barreiras tecnológicas; e melhoria da acessibilidade em ferramentas internas.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, disse que para garantir a cidadania e assegurar os direitos dessa população é preciso a participação de todas as políticas públicas."O desenvolvimento dessa nova funcionalidade nos painéis é extremamente importante para facilitar o acesso dos munícipes que possuem algum tipo de deficiência, especialmente a deficiência visual. Essa é uma das premissas da administração: garantir acesso para todos. Temos avançado de forma consistente, a ponto de já conseguirmos atender essa demanda por meio da aplicação de novas tecnologias. Soraya reforçou que a pauta já está prevista no Plano Anual de 2026 e sempre esteve no radar da Secretaria de Assistência Social.
"Após as reuniões realizadas, conseguimos avançar para a implementação dessa solução em todos os espaços da saúde, alcançando mais de 150 painéis já instalados, o que vai proporcionar mais qualidade no atendimento e mais qualidade de vida para essa população. Além disso, dispomos de diversas tecnologias de acessibilidade que estão sendo implementadas nos totens. "Essas soluções foram compartilhadas com o Conselho e com seus membros, especialmente com instituições especializadas, como o Instituto Braille, que têm nos apoiado no desenvolvimento dessas tecnologias. A expertise dessas instituições é fundamental, considerando a complexidade dos processos envolvidos e a importância de garantir soluções realmente acessíveis", disse Higino Mendes, assessor sênior da Secretaria de Saúde de Vitória.