Publicada em 21/09/2015, às 14h14
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi
Copa Vitória: Grêmio do Forte dá show e é o campeão


A final da 34ª edição da Copa Vitória de Futebol das Comunidades registrou uma chuva de gols. Com uma bela campanha, o Grêmio do Forte não tomou conhecimento do Tabuazeiro e levantou a taça de campeão ao golear por 4 a 0, no último sábado (19), no campo de Andorinhas.
As duas equipes entraram em campo empurradas por suas torcidas, que lotaram a arquibancada. O Grêmio abriu o placar rápido, logo aos dois minutos de jogo, com Leleco. O segundo gol veio ainda no primeiro tempo, com Breno.
No segundo tempo, o Tabuazeiro corria atrás do prejuízo, mas, para a alegria da torcida do Grêmio, o time balançou as redes mais uma vez, aos 31 minutos, com Bruno Madeira. Aos 40 minutos, Jonas Ratinho selou a vitória do time do Forte São João, que já soltava o grito de "é campeão".
Lazer
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, prestigiou a decisão e destacou a importância da Copa Vitória para a capital. "Estamos fechando com chave de ouro um torneio que envolveu quase 800 atletas. A competição reafirma o que nós queremos para Vitória: uma cidade ocupada pelas famílias com esporte e cultura em todos os cantos. Temos uma cidade mais segura e humanizada".
Alegria
Após o apito final, alegria em campo, volta olímpica e desabafo dos jogadores. "Foi emocionante. Tanto as duas equipes quanto a Prefeitura estão de parabéns por terem realizado esse campeonato maravilhoso. Nosso time fez uma ótima campanha. Foi suado, mas até que enfim saiu esse título, depois de dois anos batendo na trave", destacou Maicon.
Campanha
A campanha do Grêmio foi excelente. Na primeira fase, pelo Grupo B, por coincidência, bateu seu adversário da final por 3 1. Depois, vitórias por 3 a 1 sobre o Santa Helena e 2 a 0 sobre o Cruz Azul.
Nas oitavas de final, contra a Ponte Preta de Andorinhas, empate de 1 a 1 no tempo normal e classificação nos pênaltis por 5 a 4. Nas quartas, contra o Itararé, mais um empate de 2 a 2 e a classificação nos pênaltis por 6 a 5. Nas semis, sem grandes dificuldades, venceu o Amigos de Santa Lúcia por 3 a 0. Ou seja, a equipe foi campeã invicta.
"Chegamos à final da Copa Vitória com uma grande festa aqui no bairro Andorinhas. Grêmio do Forte e Tabuazeiro representando todas as comunidades. Começamos com 32 equipes, e a inovação desse ano foi isto: trazer a decisão para a comunidade. Em uma festa linda, assim encerramos uma competição bem sucedida", disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, que completou:
"Estamos tomando as providências finais e, até o final de outubro, daremos o pontapé para a segunda divisão da Copa Vitória, que garante o acesso de quatro equipes", falou.

