O clima de festa tomou conta do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alaídes dos Anjos - território de Santa Martha, na sexta-feira (12), com mais um encontro de famílias atendidas no local. Elas foram recebidas em um espaço decorado com enfeites de Natal, e as lindas cores típicas de final de ano predomivaram. A celebração Encontro de Família foi embalada pelos tambores, a casaca e o apito da Banda de Congo Amores da Lua, nascida no território.
A recepção chamou atenção das famílias, dentre elas a de Maria de Lourdes Martins Lopes, de 76 anos, que participa do Serviço de Atendimento (SAD): "Gosto muito de participar dos eventos. Fico muito só em casa, quase não saio porque tenho dificuldades para caminhar. Mas com o atendimento do SAD tenho condições de participar de tudo e ter contato com a comunidade", disse ela.
Foto Divulgação
Celebração de fim de ano do Cras Santa Martha
As palavras de Maria de Lourdes fizeram coro com as de Gleici Barbosa dos Santos, 46. Ela fez questão de relatar que tem aproveitado todas as oportunidades que a equipe local tem proporcionado às famílias acompanhadas. "Este é apenas um evento de fechamento do ano. Mas eu já participei de várias coisas do Cras", disse ela
"O Cras esta me ajudando a conhecer o meu território e a cidade. Por exemplo, há mais de 20 anos não ia à praia e o Cras fez um passeio levando todas as famílias que participam do grupo. Agora, eles vão levar a gente para conhecer a vila de Natal, coisa que eu nunca vi na vida. Eu nunca vi porque não tinha apoio nem transporte", disse Gleici.
Foto Divulgação
Celebração de fim de ano do Cras Santa Martha
Soraia Assis, coordenadora do espaço, explica que as ações integram o papel do Cras no que se refere à promoção da convivência familiar e comunitária através de atividades culturais, de lazer e grupos, fortalecendo laços. "O Cras é um espaço de garantias de direitos. É um serviço da Assistência Social que atua para garantir que as famílias tenham apoio, acesso à informação e condições de superar as dificuldades, promovendo a cidadania e a autonomia", completou ela.
Enquanto participava do Encontro de Família, a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, disse estar orgulhosa com a excelência na prestação de serviços da equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de Alimentar e Nutricional (SAN). "Os depoimentos das munícipes são uma demonstração de que as ações desenvolvidas estão sendo efetivas e eficazes e que a equipe conhece as demandas específicas daquele território", comentou a secretária.