Para que a tradição da ceia natalina não falte a pessoas que estão em condição de rua, o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) de Vitória percorreu ruas da capital convidando aqueles que estavam debaixo de marquises para sentar à mesa e desfrutar de um delicioso jantar natalino, fruto de uma parceria com o Rotary Club e a Pastoral do Povo da rua.
Entre os convidados estavam Bruno Martins, de 34 anos, e Roberto dos Santos, 46, ambos localizados na região de Jardim da Penha. Ao descerem da van da Abordagem, eles não esconderam a emoção de serem recebidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bento Ferreira com uma mesa farta, iluminada e com as cores tradicionais do Natal.
Há um ano em situação de rua, Roberto disse que se sentia acolhido e muito emocionado. "Hoje, optei pelo melhor. A gente sente que tudo foi feito com muito carinho. Quem não aceitou o convite está perdendo", falou ele.
Roberto comentou que há anos já não participava de uma ceia de Natal, por isso era muito grato a equipe da Assistência Social por aquele momento e todo o trabalho que vem fazendo. "Quero sair desta situação de rua. Quero um trabalho e voltar a estudar, fazer uma faculdade e poder contribuir para que outras pessoas também consigam superar. Acredito que vou superar", afirmou ele.
Já Bruno disse que estava se sentindo especial. "Há três anos não participo de nenhuma festa de Natal. Não tenho mais vínculo com a família desde quando minha avó morreu. Fiquei emocionado, satisfeito. Fomos muito bem recebidos", disse ele.
Foto Divulgação
Acolhimento Humanizado
A coordenadora do Serviço de Abordagem Social (Seas), Luciana Gatti, explicou que antes de servir a ceia foi feita uma roda de conversa com a finalidade de acolhimento humanizado, a escuta ativa, em um espaço que as pessoas pudessem partilhar seus recursos e suas descobertas através da troca de experiência grupal.
"Esta metodologia melhora a vinculação entre usuário/sujeito de direitos e equipe do Seas e permite sua execução em espaços da comunidade. Esta é uma ferramenta inovadora no Estado por ser realizada pela equipe noturna do Seas. É utilizada pela equipe por se apresentar como um espaço livre de preconceitos, paradigmas, onde a pessoa em situação de rua pode falar e ser ouvida dentro as suas necessidades. Além de fortalecer o vínculo do Seas com os usuários para a superação de situação de rua", ressaltou ela.
O Projeto Ruas tem como objetivo promover a vinculação entre pessoas e o serviço, estabelecendo um ambiente relacional, não punitivo e capaz de fomentar diálogos que possibilitam mudanças a partir do empoderamento, luta por direitos e a construção de um projeto de vida fora das ruas.
A importância e o impacto positivo do trabalho desenvolvido pelo Projetos Ruas, levou a secretária de Assistência Social a expandir a periodicidade dos encontros, passando de trimestral para bimestral. O Projeto teve seu primeiro encontro em 2019, devido a pandemia de Covid-19 teve que ser paralisado e retornou em 2021. Desde então já participaram mais de 120 pessoas, em diferentes espaços, como igrejas e espaços públicos.