Intercâmbio promove contato de crianças com a natureza.
Foto Divulgação
Intercâmbio promove contato de crianças com a natureza.
Ao brincar, a criança descobre mundos possíveis. Foi assim que os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Robson José Nassur Peixoto, no bairro Forte São João, embarcaram em uma experiência especial de troca e aprendizado no Cmei TI Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro Comdusa.
A atividade nasceu dentro do Projeto Institucional "Nascidos em berço Forte, somos eternos aprendizes", desenvolvido pela turma do Grupo 3A do Cmei Robson. Com o tema "Forte São João: lugar de emoções e sensações", a professora Gecilene Matos apresentou o Cantinho dos Aromas, onde as crianças passaram a plantar ervas medicinais e aromáticas, relacionando os aromas às sensações.
Em busca de um espaço maior e que possibilitasse uma maior imersão das crianças do Cmei Robson no projeto, surgiu uma oportunidade valiosa: realizar um intercâmbio com o Cmei Silvanete, onde a professora Karla Molaiz já cultivava, junto às crianças, uma horta cheia de legumes, verduras e ervas aromáticas.
Foi no quintal verde do Cmei Silvanete que os grupos se encontraram. As crianças do Forte São João desceram mais de 100 degraus para viver uma manhã de descobertas: correram, escorregaram na grama, mexeram na terra, plantaram e regaram novas mudas.
Agora, os dois Cmeis seguem conectados. Enquanto as crianças do Comdusa enviam fotos e vídeos mostrando o crescimento da horta, os pequenos do Forte São João compartilham registros do seu Cantinho dos Aromas. Uma parceria que fortalece vínculos, multiplica aprendizagens e deixa lembranças afetivas para todos.
"Foram momentos de muita alegria e troca, que ficarão marcados na memória afetiva dos nossos pequenos. Tenho certeza de que essa parceria continuará a florescer, trazendo muitos frutos de conhecimento, afeto e convivência", destacou a professora Gecilene.