Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Crianças promovem caminhada em Jardim da Penha para alertar sobre saúde e dengue

Publicada em

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Ações contra Zika no Cmei Cecília Meirelles
Crianças da rede municipal têm participado de diferentes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cida Barreto se unem aos servidores da Unidade de Saúde de Jardim da Penha, na manhã deste sábado (30), para chamar a atenção dos pais e da comunidade escolar para a importância da atividade física na busca pela qualidade de vida e no combate à hipertensão arterial. Em seguida, farão uma caminhada por ruas e avenidas do bairro com foco no combate à larva do mosquito Aedes aegypti.

A ação faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. As atividades começam às 7h30, na quadra do Cmei, com alunos, seus familiares e servidores da escola movimentando o corpo durante uma aula lúdica de Educação Física coordenada por uma profissional do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

"Será um momento importante de integração dos alunos e seus pais com os servidores da escola e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de falar sobre a importância da atividade física na manutenção da qualidade de vida. Na nossa unidade de saúde, temos mais de 2 mil pacientes da área de Jardim da Penha e Portal de Camburi cadastrados no programa de controle de hipertensão", afirmou a diretora da Unidade de Saúde de Jardim da Penha, Karlla Vieira.

Segundo ela, esse número pode ser maior. "Pode chegar a cinco mil pessoas, segundo estimativas de estudiosos. Por isso, é importante que as pessoas busquem a unidade de saúde e façam seus exames de rotina e recebam orientações", disse ela.

Caminhada

Em seguida, haverá caminhada pela avenida Saturnino Rangel Mauro, passando pela rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, avenida Anísio Fernandes Coelho e chegada na praça Philogomiro Lannis, em Jardim da Penha, onde haverá uma roda de capoeira, encerrando o evento, por volta das 10 horas.

Karlla adianta que é importante a parceria com a escola. "Os profissionais da escola estão trabalhando atividades lúdicas com os alunos que participarão da caminhada. As crianças estão envolvidas em fazer cartazes, desenhando o mosquito da dengue, e vão exibir seus trabalhos durante a caminhada. Os pequenos têm uma participação fundamental nesse trabalho de conscientização para a eliminação do mosquito transmissor da dengue e do Zika vírus", afirmou.