Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia D contra a Dengue mobiliza comunidade do Cmei Cida Barreto e tem ações de conscientização

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Dia D contra a Dengue mobiliza CMEI Cida Barreto com brincadeiras e conscientização
Ação contra a dengue mobiliza crianças do Cmei Cida Barreto.
Foto Divulgação
Dia D contra a Dengue mobiliza CMEI Cida Barreto com brincadeiras e conscientização
Ação contra a dengue mobiliza crianças do Cmei Cida Barreto.

Na manhã desta quarta-feira (19), crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto vestiram suas capas de super-heróis, seus coletes especiais e aprenderam uma importante lição: combater o mosquito Aedes aegypti e se proteger da dengue.

Com direito a brincadeiras, gincanas, vistorias e muita informação, os pequenos participaram do Dia D contra a Dengue, promovido pela equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), juntamente com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do território de Jardim da Penha, em parceria com a equipe do Cmei.

Ao final das atividades, cada aluno recebeu seu Certificado de Superagente contra a Dengue, além de um kit com lápis de cor, giz de cera, canetinha, lápis, apontador, borracha e caderno.

A subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Vedova, fez questão de prestigiar a ação e destacou a importância de trabalhar a educação em saúde com as crianças. "É extremamente produtivo trabalhar ações educativas em saúde com crianças, especialmente em parceria com as escolas. As crianças se tornam multiplicadoras e nossas grandes aliadas no combate ao mosquito. Com isso estimulamos hábitos preventivos desde cedo, mobilizamos famílias e fortalecemos toda a comunidade", afirma.

A ACE Regina Celia Souza conta que realizar o Dia D Contra a Dengue em um Cmei é um evento especial para todos. "Normalmente trabalhamos apenas com a maquete da dengue, porém, por ser o Dia D, conseguimos trazer várias atividades, o que aumenta a interação com as crianças e, com certeza, fará com que elas contem para a família e se lembrem desse dia por muito tempo", disse.

Educação lúdica

Para ganhar a atenção dessa plateia tão exigente, a equipe de Educação em Saúde do CVSA e as professoras do Cmei se empenharam muito. O CVSA levou jogos de memória, jogos de tabuleiro e realizou gincanas onde as crianças competiam para ver qual grupo conseguia recolher mais materiais que, jogados na natureza, podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Já a equipe do Cmei ajudou a garotada a confeccionar suas capinhas de super-heróis e coletes de agentes de saúde, além de decorar a escola com o tema, pensando em cada detalhe.

"Na educação infantil a gente investe muito na questão lúdica pra eles entenderem que eles são protagonistas de todo o processo. Então, eles como super-heróis, protetores da natureza e do ambiente precisam cuidar pra que o mosquito não prolifere. Com isso, criamos todo esse ambiente temático, para que ele ganhasse vida, sentido e significado para as crianças", explicou a diretora do Cmei, Keila Vicentini Madeira.

E com tanta dedicação para a realização desse dia, as crianças não ficaram indiferentes: se envolveram nas brincadeiras, perguntaram e responderam sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti, se tornando Patrulheiras contra a Dengue cheias de orgulho.

Luíza, de 4 anos, contou o que vai fazer como Patrulheira: "agora vou matar todos os mosquitos da dengue e tirar toda a água parada".

Seu coleguinha Enzo, também de 4 anos, disse que gostou muito dos joguinhos de tabuleiro e falou sobre o que as pessoas precisam fazer: "Não deixar a água parada, cuidar da água do cachorro também".

Mobilização

Vitória está intensificando as ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti no mês de novembro com ações educativas e sensibilização dos moradores.

Na próxima quarta-feira (26), Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) se unirão em parceria com a Central de Serviços para mobilizar os moradores do bairro Grande Vitória. Os Agentes realizarão visitas domiciliares em busca de possíveis criadouros do mosquito, executando a eliminação e o tratamento quando necessário, além de realizar a educação e orientação aos moradores, enquanto a equipe da Central de Serviços fará a limpeza nas ruas.

Prevenção

Vitória disponibiliza a vacinação contra a dengue, por demanda espontânea ou por agendamento, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábados e feriados, nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo os especialistas, a melhor forma de se proteger contra a dengue, zika e chikungunya é evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos e protegidos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos focos de mosquito estão dentro das residências. Por esse motivo, é fundamental que a população esteja atenta e ativa na adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor dentro de casa e receba a visita dos agentes de combates as endemias nos imóveis.

As principais orientações para a população se proteger do Aedes aegypti incluem evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos e protegidos:

• Cuidado com os pratinhos dos vasos de plantas. Se puder, elimine-os. Mas se tiver de mantê-los, cubra-os com areia para evitar que a água fique acumulada;
• Mantenha os tonéis de água e caixas d'água sempre cobertos;
• Procure deixar o lixo protegido da chuva para evitar acúmulo de água e, consequentemente, criadouros para mosquitos;
• Mantenha os ralos fechados.

Foto Divulgação
Dia D contra a Dengue mobiliza CMEI Cida Barreto com brincadeiras e conscientização
Ação contra a dengue mobiliza crianças do Cmei Cida Barreto.
Foto Divulgação
Dia D contra a Dengue mobiliza CMEI Cida Barreto com brincadeiras e conscientização
Ação contra a dengue mobiliza crianças do Cmei Cida Barreto.