Imprensa
Dia Mundial da Alimentação: Saúde de Vitória realiza ações de incentivo aos alimentos saudáveis
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado nesta quinta-feira (16). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, além de reforçar o direito a alimentos seguros, nutritivos e acessíveis em todo o mundo. Criada em 1981, a data também marca o nascimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), sendo uma das datas mais importantes do calendário das Nações Unidas (ONU).
Com a intenção de promover atividades voltadas ao incentivo da alimentação saudável e segura, Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou uma ação educativa com palestras e orientações dinâmicas a respeito da boa alimentação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha das Caieiras. Profissionais do espaço, da Vigilância Sanitária (Visa) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) desenvolveram ações educativas e orientações relacionadas ao tema, como a leitura dos rótulo dos alimentos, seleção, armazenamento e higienização corretas de alimentos, a relação entre a alimentação e a prevenção de doenças como o câncer.
Flávia Maria de Lima Barbosa, nutricionista da Vigilância Sanitária, ressaltou em sua palestra como buscar alimentos mais saudáveis no dia a dia. "O objetivo desta ação é orientar a população sobre questões relacionadas à alimentação. Falamos sobre alimentação saudável, sobre segurança alimentar e, dentro desse contexto, também abordamos a segurança do alimento, que envolve a higienização, a escolha, os cuidados na hora de selecionar, armazenar e consumir os alimentos."

Dentre as participantes da ação estava Maria Rosa de Jesus, de 77 anos. Ela contou que aprendeu muito na palestra sobre alimentação saudável e prometeu que irá melhorar seus hábitos. "Eu amei a palestra, foi maravilhosa! O que eu aprendi vou levar pra vida. Eu percebi que preciso melhorar meu consumo de sal, porque eu sou teimosa e gosto de sal, e também do açúcar. Com as dicas de hoje, eu sei que posso cuidar melhor da minha saúde e seguir firme nesse propósito."
Além da palestra e da exposição de materiais informativos, a equipe também levou brinquedos interativos para crianças e mostrou, por meio de frascos, a quantidade de sódio, açúcar e gordura presentes em alimentos comuns na rotina dos brasileiros como refrigerantes, pães e enlatados. Dessa forma, as pessoas podiam ver como os alimentos processados e ultraprocessados podem ser prejudiciais à saúde e buscarem uma alimentação balanceada, com mais alimentos in natura e minimamente processados e ultraprocessados.
Fabiana da Silva Brito, Nutricionista da GAS, destacou o cuidado que devemos ter na hora de comprarmos e consumirmos determinados alimentos. "As pessoas se assustam com a quantidade de açúcar e sódio presentes em alimentos como iogurte, queijo, linguiça e macarrão instantâneo. Elas não tem noção dos nutrientes embutidos nesses alimentos. E muitas vezes não compreendem os rótulos e os riscos que esses ingredientes representam".
"Durante a correria do dia a dia, esquecemos de nos alimentarmos bem e acabamos cometendo pequenos erros que prejudicam a nossa saúde. Esses encontros são oportunidades de aprendizado e de reeducação, além de muito prazerosos", afirma a Diretora da UBS Ilha da Caieiras, Cláudia Acerbi.

Aliados da boa alimentação
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde, oferece serviços que visam orientar e cuidar da alimentação e do bem-estar dos moradores da Capital. Dentre eles está o acompanhamento realizado por nutricionistas e endocrinologistas.
Além de cuidados com a alimentação, a Semus também incentiva outros hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas por meio do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Dentre as práticas de atividades estão ginástica, hidroginástica, circuito funcional, alongamento, esportes adaptados, dança, yoga e dentre outros exercícios, realizados sempre sob orientação de profissionais de educação física, com avaliações e orientações periódicas.
Para ter acesso a estes serviços, basta procurar sua Unidade de Saúde de referência.