Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia Mundial da Alimentação: Saúde de Vitória realiza ações de incentivo aos alimentos saudáveis

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Thyago Oliveira
Dia Mundial da Alimentação: Saúde de Vitória realiza ações de incentivo aos alimentos saudáveis
Ação de incentivo aos alimentos saudáveis.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado nesta quinta-feira (16). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, além de reforçar o direito a alimentos seguros, nutritivos e acessíveis em todo o mundo. Criada em 1981, a data também marca o nascimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), sendo uma das datas mais importantes do calendário das Nações Unidas (ONU).

Com a intenção de promover atividades voltadas ao incentivo da alimentação saudável e segura, Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou uma ação educativa com palestras e orientações dinâmicas a respeito da boa alimentação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha das Caieiras. Profissionais do espaço, da Vigilância Sanitária (Visa) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) desenvolveram ações educativas e orientações relacionadas ao tema, como a leitura dos rótulo dos alimentos, seleção, armazenamento e higienização corretas de alimentos, a relação entre a alimentação e a prevenção de doenças como o câncer.

Flávia Maria de Lima Barbosa, nutricionista da Vigilância Sanitária, ressaltou em sua palestra como buscar alimentos mais saudáveis no dia a dia. "O objetivo desta ação é orientar a população sobre questões relacionadas à alimentação. Falamos sobre alimentação saudável, sobre segurança alimentar e, dentro desse contexto, também abordamos a segurança do alimento, que envolve a higienização, a escolha, os cuidados na hora de selecionar, armazenar e consumir os alimentos."

Thyago Oliveira
Dia Mundial da Alimentação: Saúde de Vitória realiza ações de incentivo aos alimentos saudáveis
Ação de incentivo aos alimentos saudáveis.

Dentre as participantes da ação estava Maria Rosa de Jesus, de 77 anos. Ela contou que aprendeu muito na palestra sobre alimentação saudável e prometeu que irá melhorar seus hábitos. "Eu amei a palestra, foi maravilhosa! O que eu aprendi vou levar pra vida. Eu percebi que preciso melhorar meu consumo de sal, porque eu sou teimosa e gosto de sal, e também do açúcar. Com as dicas de hoje, eu sei que posso cuidar melhor da minha saúde e seguir firme nesse propósito."

Além da palestra e da exposição de materiais informativos, a equipe também levou brinquedos interativos para crianças e mostrou, por meio de frascos, a quantidade de sódio, açúcar e gordura presentes em alimentos comuns na rotina dos brasileiros como refrigerantes, pães e enlatados. Dessa forma, as pessoas podiam ver como os alimentos processados e ultraprocessados podem ser prejudiciais à saúde e buscarem uma alimentação balanceada, com mais alimentos in natura e minimamente processados e ultraprocessados.

Fabiana da Silva Brito, Nutricionista da GAS, destacou o cuidado que devemos ter na hora de comprarmos e consumirmos determinados alimentos. "As pessoas se assustam com a quantidade de açúcar e sódio presentes em alimentos como iogurte,  queijo, linguiça e  macarrão instantâneo. Elas não tem noção dos nutrientes embutidos nesses alimentos. E muitas vezes não compreendem os rótulos e os riscos que esses ingredientes representam".

"Durante a correria do dia a dia, esquecemos de nos alimentarmos bem e acabamos cometendo pequenos erros que prejudicam a nossa saúde. Esses encontros são oportunidades de aprendizado e de reeducação, além de muito prazerosos", afirma a Diretora da UBS Ilha da Caieiras, Cláudia Acerbi.

Thyago Oliveira
Dia Mundial da Alimentação: Saúde de Vitória realiza ações de incentivo aos alimentos saudáveis
Ação de incentivo aos alimentos saudáveis.

Aliados da boa alimentação

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde, oferece serviços que visam orientar e cuidar da alimentação e do bem-estar dos moradores da Capital. Dentre eles está o acompanhamento realizado por nutricionistas e endocrinologistas.

Além de cuidados com a alimentação, a Semus também incentiva outros hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas por meio do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Dentre as práticas de atividades estão ginástica, hidroginástica, circuito funcional, alongamento, esportes adaptados, dança, yoga e dentre outros exercícios, realizados sempre sob orientação de profissionais de educação física, com avaliações e orientações periódicas.

Para ter acesso a estes serviços, basta procurar sua Unidade de Saúde de referência.