Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia Mundial do Diabetes: Vitória reforça cuidados com oferta de exames, palestras e atividades

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Danilo Ascaciba
Crianças de Vitória recebem sensor de monitoramento contínuo de glicose
Crianças de Vitória recebem sensor de monitoramento contínuo de glicose.

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) promove diversas ações ao longo do mês de novembro, junto às atividades programadas para a campanha Novembro Azul. 

O objetivo é chamar a atenção da população sobre a doença, destacando a necessidade do acesso ao diagnóstico e ao tratamento, a fim de prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes.

"O diabetes é uma condição que exige atenção, mas com cuidados simples é possível ter qualidade de vida. Muitas pessoas não sabem que têm diabetes, porque os sinais podem passar despercebidos.
Observe sintomas como sede intensa, cansaço e visão embaçada. Se notar algo diferente, procure a unidade de saúde. Prevenir é sempre o melhor caminho: escolha alimentos saudáveis, movimente-se e faça seus exames. Sua saúde é prioridade!", afirmou a referência técnica para hipertensão e diabetes em Vitória, Graciete Dematté Roccon.

Dentre algumas ações desenvolvidas estão exercícios físicos, rodas de conversa, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e cortes de cabelo e de barba.

Tratamento

Vitória possui 19.743 pessoas com diabetes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde.

Veja abaixo as ofertas da capital para prevenção e tratamento da doença:

•Ações de educação em saúde, por meio das quais os profissionais de saúde orientam a população sobre sintomas da doença e hábitos que podem prevenir ou contribuir para o controle da diabetes (alimentação saudável, prática de atividade física, por exemplo);

•Exames laboratoriais e consultas médicas para investigação e diagnóstico de diabetes;

•No acompanhamento do tratamento à pessoa com diabetes, é ofertado o atendimento com a equipe multiprofissional da US, visando a atenção integral do usuário, buscando orientar e fortalecer o autocuidado (hábitos saudáveis, adesão ao tratamento) e a prevenção das complicações que podem chegar à hospitalização e mortalidade;

•O município de Vitória possui o Centro Municipal de Especialidades com endocrinologistas para o acompanhamento das pessoas com diabetes e outros especialistas que se fizerem necessários para o restabelecimento da saúde;

•A capital também fornece medicamentos e insumos para aplicação e monitoramento da glicemia capilar aos pacientes.

•Para crianças de 4 a 12 anos com diagnóstico de DM1 e matriculadas na rede municipal de ensino em Vitória, Vitória fornece o sensor de monitoramento contínuo da glicose por meio do Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose.

Diabetes

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes pode ser controlado. A doença surge a partir do momento em que o pâncreas não é mais capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.