Vitória alcançou o índice de 73,2%, tornando-se a 2ª capital mais bem colocada do país no ranking nacional de alfabetização.
Na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, comemorado nesta quinta-feira (14), Vitória coleciona conquistas expressivas na aprendizagem das crianças da rede municipal e reconhece o trabalho diário de professores, gestores e equipes escolares que têm contribuído para transformar a educação pública da capital.
Os investimentos realizados pela Prefeitura de Vitória e o trabalho desenvolvido pelos servidores de toda a Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos últimos anos, reposicionaram o município como referência nacional no tema. Segundo o relatório Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que avaliou crianças de até 7 anos em 2024, a capital alcançou o índice de 73,2%, tornando-se a 2ª capital mais bem colocada do país no ranking nacional de alfabetização. O resultado representa um crescimento de 7,3 pontos percentuais em relação a 2023 e garante o cumprimento antecipado das metas estabelecidas pelo MEC para 2024, 2025 e 2026.
Leonardo Silveira
1ª edição do programa Educar Para Vitória.
O desempenho também evidencia o avanço em relação a 2021, quando Vitória registrava apenas 28% e ocupava a 12ª posição entre as 26 capitais. No Espírito Santo, a capital obteve o melhor índice entre os municípios com mais de 2 mil estudantes avaliados. O desempenho levou o município a receber o certificado Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo MEC, reconhecendo Vitória como referência em políticas públicas de alfabetização.
A melhoria continuada da educação também pode ser observada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Após um período de estagnação, Vitória elevou o índice dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de 5,6 para 6,1, e dos anos finais (6º ao 9º ano) de 4,6 para 5,0.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou que os resultados são fruto de planejamento, formação continuada e do envolvimento de toda a comunidade escolar. "Vitória vive um momento histórico na alfabetização. Nossos professores são protagonistas desse avanço e têm realizado um trabalho comprometido, sensível e alinhado às melhores práticas pedagógicas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, garantindo o direito de aprender de cada criança da nossa rede", destacou.
Leonardo Silveira
A formação continuada de professores e gestores também tem papel central na política educacional da rede. (ampliar)
Ações planejadas
Para alcançar esses avanços, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) consolidou uma série de ações estratégicas. Entre elas está o programa Educar para Vitória, que oferece apoio pedagógico a estudantes com dificuldades de aprendizagem, reduzindo a defasagem idade/ano e contribuindo para a permanência escolar.
Outro destaque é o programa Avaliar Vitória, que monitora continuamente o desenvolvimento dos estudantes por meio de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 9º ano e testes de fluência leitora do 1º ao 5º ano. As informações permitem intervenções pedagógicas mais precisas em cada etapa do processo de alfabetização.
A formação continuada de professores e gestores também tem papel central na política educacional da rede. A Seme oferta bolsas de estudo fora do horário de trabalho e mantém uma política estruturada de formação durante o expediente, fortalecendo práticas pedagógicas e ampliando o repertório dos educadores.