O bairro Resistência viveu uma manhã de festa neste sábado (11), com a inauguração da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Ronaldo Soares. A cerimônia marcou um momento histórico para a comunidade, que agora conta com uma moderna estrutura educacional de três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca e amplas áreas de convivência e recreação, em um total de 4.500 m² de área construída.
A nova unidade foi projetada para atender 340 estudantes em tempo integral, ampliando a oferta de vagas e garantindo mais conforto e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a cerimônia, a comunidade se reuniu em clima de celebração. O momento de inauguração contou com atrações como distribuição de pipoca, picolé, algodão-doce e pula-pula, além de apresentações culturais e musicais.
A programação seguiu animada com o show do grupo Macakids, levando muita música e diversão ao público infantil.
"Hoje temos muito a comemorar", afirma o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. "A educação é o que promove a transformação social. Estamos aqui hoje para corrigir injustiças sociais e reescrever a história desta escola", completa.
O secretário de Obras, Gustavo Perim, celebrou a entrega: "Sou muito grato por fazer parte desta equipe. Estamos entregando a maior escola da capital, fruto do trabalho de uma equipe incrível", disse.
"Agradeço a todos que estão aqui hoje e que tornaram esta entrega possível", afirma a secretária de Educação, Juliana Rohsner. "É emocionante estar aqui acompanhada de cada professor, cada pai, cada aluno, vendo as crianças felizes em sua nova escola."
Cecília mora no bairro há 40 anos e comemora a entrega do equipamento: "As crianças precisavam de um espaço como esse. Sou muito grata por uma entrega como esta, tão boa para a comunidade e que chegou na hora certa."
Vitória com Você
Além da inauguração da escola, o local também recebeu mais uma edição do projeto "Vitória com Você", oferecendo 42 serviços gratuitos à população.
O evento levou para o bairro atendimentos do Procon de Vitória, Sine Municipal, programas habitacionais, orientações sobre cursos de qualificação, além de ações de saúde, como vacinação, testes rápidos de ISTs e atividades de educação bucal e ambiental.
As mulheres também puderam contar com o apoio da Casa Rosa e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), que ofereceram acolhimento e orientação.
A edição do projeto incluiu o Cabide Solidário, oficinas, atividades esportivas e serviços voltados aos pets, como cadastro para castração, palestras educativas e orientações veterinárias.
A enfermeira Gabriela fala sobre a importância do evento para a população: "Trouxemos a vacinação, que é muito importante na prevenção e combate de doenças e protege toda a população."
Já Helisa, de 9 anos, gostou das brincadeiras e dos atendimentos oferecidos: "Estou achando o máximo! Fiz a pintura facial, achei o desenho super-realista e estou gostando bastante."