A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) divulgou o resultado final da 1ª etapa do processo seletivo para a eleição dos diretores escolares. O documento final com os aprovados para a próxima fase do certame foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10). Na mesma publicação, os candidatos foram convocados para a realização da 2ª etapa, que é a prova objetiva.
O teste será aplicado no dia 13 de dezembro de 2025 (sábado), de 8h às 12h (abertura dos portões às 7h30), na Emef Ceciliano Abel de Almeida, localizada na Rua Dr. Arlindo Sodré, 416, Itararé.
Aplicada aos participantes certificados no curso, a prova terá 30 questões sobre os conteúdos estudados, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. É necessário atingir pelo menos 60% de aproveitamento para avançar.
O processo seletivo
A 1ª etapa do processo seletivo foi o curso de formação de gestores escolares, realizado com o objetivo de preparar os candidatos para liderar a gestão de forma eficiente e democrática, abordando temas como liderança pedagógica, administrativa e humanizadora. O curso teve 30 horas de carga horária, sendo 18 horas de aulas presenciais e 12 horas para elaboração do Plano de Gestão Escolar.
Após a realização da prova objetiva, que é a 2ª etapa, os candidatos aprovados participarão da 3ª e última etapa do processo de formação, que é a entrevista. Baseada em matriz de competências e no Plano de Gestão Escolar, vai avaliar a capacidade de cada candidato de conduzir a gestão escolar com sensibilidade e eficácia.
Eleição por voto da comunidade escolar
Ao final dessas etapas, os candidatos habilitados participarão da eleição por voto direto da comunidade escolar, definindo os novos diretores das unidades de ensino de Vitória.