Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Emoção marca a entrega do novo Cras à comunidade de Itararé

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Duarte
Inauguração do novo Cras de Itararé
Novo Cras de Itararé.
Leonardo Duarte
Inauguração do novo Cras de Itararé
Inauguração do novo Cras de Itararé.

As mais de 8.900 famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Território Itararé, agora,  poderão contar integralmente com a comodidade de participar de ações nas novas instalações da unidade da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória. O novo prédio foi inaugurado na noite desta quinta-feira (11).

Construído em um terreno próprio do município, o Centro está localizado na Rua João José de Souza, Bairro da Penha, (próximo ao Cmei Prof. Sophia Musengny Loureiro). O investimento foi de R$ 4.180.954,65.

Na solenidade de entrega, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou o impacto positivo que a nova unidade traz para a comunidade do Território do Bem. "Este é um equipamento público importantíssimo, e que vai cuidar do nosso povo com ainda mais qualidade, amor e empatia", afirmou.

A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, celebrou a entrega do novo espaço, que é segunda inaugurada pela gestão na área da Assistência Social nos últimos três meses. "Com este espaço, as famílias serão melhor atendidas e os nossos trabalhadores terão melhores condições de fazer o melhor trabalho", disse.

A outra entrega em questão é o novo Restaurante Popular de Vitória, inaugurado no último dia 5 de agosto.

A gerente de Atenção à Família da Semas, Juliana Moura, falou sobre satisfação que traz a  inauguração do novo Cras Itararé. "Esse novo espaço traz mais dignidade e reforça o sentimento de pertencimento, tanto dos usuários quanto dos trabalhadores. É um local que proporciona acessibilidade e bem-estar, questões que refletem na segurança da acolhida, que é uma das seguranças afiançadas pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas)", ressaltou.

Estrutura 

O prédio do novo Cras Itararé conta com dois pavimentos e área total construída de 571,39 m². Para a construção, inicialmente, foi feita a demolição da antiga estrutura de 272,54 m², com reaproveitamento de materiais, para dar lugar à nova sede, moderna, acessível e mais adequada às necessidades da população e da equipe técnica.

No térreo, foram distribuídos ambientes como recepção, salas de atendimento, coordenação, refeitório, sanitários, depósitos, arquivo e vestiários. Já no segundo andar, o projeto contempla salas multi uso, sala da equipe técnica, brinquedoteca, área de serviço, sanitários, depósito e um auditório com capacidade para 54 pessoas. O prédio também terá elevador, garantindo acessibilidade em todos os ambientes.

Além da estrutura interna, a obra inclui estacionamento com seis vagas para veículos, sendo uma delas destinada a pessoas com mobilidade reduzida, quatro vagas para bicicletas e uma área de convivência externa coberta.

A solenidade de entrega do Cras contou com a presença de secretários municipais, representantes do Legislativo municipal, lideres comunitários da região.