Imprensa
Espetáculos de Grace Passô marcam formatura da turma Laura Cardoso, da Fafi
Publicada em | Atualizada em
Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) celebra a formatura da Turma Laura Cardoso, do Curso Técnico em Teatro, com a apresentação de dois espetáculos de conclusão de curso: "Amores Surdos" e "Por Elise", ambos textos da premiada dramaturga brasileira Grace Passô e dirigidos por Antonio Apolinário.
As montagens são o resultado de um intenso processo pedagógico e artístico coletivo, que marca o encerramento da formação dos novos técnicos em teatro da instituição.
Os trabalhos foram desenvolvidos dentro da disciplina de Práticas de Montagem, etapa final do curso técnico, em que os estudantes participam de todas as fases da criação teatral - da atuação à produção. A metodologia empregada integra técnicas de interpretação, música, movimento e experimentações cênicas, orientadas por uma equipe docente experiente.
O objetivo é proporcionar aos formandos uma vivência completa de produção artística, consolidando o aprendizado prático e criativo adquirido ao longo da formação.
Compromisso com a formação e o acesso à cultura
As apresentações fazem parte das ações que cumprem metas do Plano Municipal de Cultura de Vitória, fortalecendo a formação artística, incentivando a criação local e ampliando o acesso gratuito à produção teatral contemporânea. Os espetáculos também reforçam o compromisso da com a democratização da arte e a valorização do trabalho colaborativo como eixo central da formação técnica em teatro.
"Esses espetáculos representam a culminância de um percurso formativo intenso, em que as e os estudantes puderam experimentar todas as dimensões da criação teatral, da atuação à produção. É uma alegria ver a Turma Laura Cardoso ocupar diferentes palcos da cidade com trabalhos de grande sensibilidade e maturidade artística. Isso reafirma o papel da como espaço público de formação e de fortalecimento da cena cultural capixaba", destaca Fátima Burzlaff, gerente da escola.
Programação em diferentes palcos da cidade
A programação inclui 14 apresentações distribuídas entre três espaços culturais da cidade: a própria , a Casa da Música Sônia Cabral e o Teatro Virgínia Tamanini, no Sesc Glória. Amores Surdos será apresentado nos dias 18, 19, 21, 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, sempre às 20 horas, na . Haverá também sessões extras no dia 30 de novembro, às 16h, 18h e 20h, na Casa da Música Sônia Cabral.
Já "Por Elise" entra em cartaz nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro, também às 20 horas, na , e terá apresentações extras nos dias 5 e 6 de dezembro no Teatro Virgínia Tamanini, no Sesc Glória.
A entrada é gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. No Sesc Glória, a doação é obrigatória e destinada ao programa Mesa Brasil. As sessões contarão com intérprete de Libras. A classificação indicativa é de 16 anos, sendo as montagens recomendadas para famílias, estudantes, artistas e apreciadores das artes cênicas.
Equipe e ficha técnica
Com duração entre 55 e 60 minutos, os dois espetáculos devem alcançar cerca de 1.200 espectadores ao longo das apresentações. A equipe de formandos é composta por Ariany Alexandrino, Ary Ottis, Cinthya de Oliveira, Daniel Bones, Duda Serqueira, Fabíola Guimarães, Gabriel Inocêncio, Martana Cerqueira, Matheus Rohor, Max Goldner, Mia Condoisêne, Ogara, Raíza Dietrich, Ramon Bastos, Reya Perovano, Santz, Sérgio Guilherme e Victória Murici.
A direção geral é de Antonio Apolinário, com assistência de Felipe Boleli, Léia Rodrigues e Natalia Cortelette. A preparação corporal e direção de movimento é assinada por Gil Mendes, enquanto Matheus Oliveira responde pela preparação vocal e direção musical. A produção executiva é de Natalia Cortelette, com consultorias de Dudu Guimarães (cenografia) e Pedro Peterle (Tai Chi Chuan, no espetáculo Por Elise).
Com parcerias da Casa da Música Sônia Cabral, do Governo do Estado do Espírito Santo, e do Centro Cultural Sesc Glória, as montagens reafirmam o compromisso da com a formação técnica de excelência e com a difusão das artes cênicas como instrumento de desenvolvimento cultural em Vitória.