Publicada em 23/03/2023, às 13h20 | Atualizada em 23/03/2023, às 13h27
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Estudantes aprendem sobre preservação em visita à unidade de conservação
Uma aula diferente, apreciando a natureza e suas belezas. Aproximadamente 48 estudantes das turmas do 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, que fica em Jardim Camburi, visitaram, na manhã desta quinta-feira (23), o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, para desenvolver atividades sobre os resíduos secos e também sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
As turmas foram divididas em grupos para percorrem um circuito. Enquanto uma parte realizava um tour pelo parque e uma atividade lúdica de pescaria ecológica, com foco na destinação correta dos resíduos secos, o outro grupo desenvolveu um jogo do tempo de decomposição de resíduos e também um jogo da memória sobre a importância da preservação da água.
"A ideia é que, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e interações com os educadores, os estudantes desenvolvam consciência ecológica sobre a preservação da natureza e também da destinação correta de resíduos. São crianças que se tornam multiplicadores de conhecimento, compartilhando o que aprendem em casa, com suas famílias", explica a professora Jackeline Gusman.
Os estudantes ficaram encantados com a fauna e flora do parque e também participaram ativamente das atividades educativas propostas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) da unidade de conservação. A visita dos estudantes ao local faz parte do projeto "Água: Nascente na Mata Paludosa", desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).
Aprendizado prazeroso
"O mais legal foi o jogo da água, aprendemos muito com ele e também com o jogo da memória. Aprendi que não podemos gastar água sem necessidade, se não podemos ficar sem água para beber e os animais também. Eu também aprendi a colocar o lixo no local correto, para não poluir a natureza", contou a estudante Lara Muller, do 1º ano.
"Temos que cuidar da água e do meio ambiente para os animais viverem bem, e também para não acabar a água no mundo. Não pode deixar o mar sujo também se não os seres que vivem lá podem se alimentar do lixo e aí vai acabar a vida no mar. Também é importante não jogar lixo na areia da praia porque se não o vento leva para o mar", pontuou o estudante Pietro Alves.
"Foi muito gostoso o nosso dia no parque hoje. Nós nos divertimos bastante e ainda e ainda aprendemos muita coisa. O que mais aprendi foi que não podemos gastar água em excesso, e também que temos que ajudar a cuidar do meio ambiente", afirmou a estudante Valentina Campos.
Para a professora Rosiane Moneche, do 2º ano, as atividades vivenciadas pelas turmas no Revis Mata Paludosa são um importante instrumento pedagógico para uma aprendizagem agradável e significativa.
"Percebemos que essa parceria com a educadora ambiental Osneia possibilita novos caminhos na aprendizagem com grandes emoções! Brincar e aprender, de forma consciente, crítica com olhar cheio de afeto respeitoso na esperança de manter a vida desse planeta que nós tanto amamos", ressaltou a professora.