Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Estudantes da Emef Adão Benezath lançam livros produzidos na escola

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


José Carlos Schaeffer
Estudantes da Emef Adão Benezath lançam livros produzidos na biblioteca escolar
Lançamento dos livros produzidos por estudantes da Emef Adão Benezath.
José Carlos Schaeffer
Estudantes da Emef Adão Benezath lançam livros produzido na biblioteca escolar
Lançamento dos livros produzidos por estudantes da Emef Adão Benezath.

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, localizada no bairro Antônio Honório, lançaram l, na manhã desta quarta-feira (10), os livros "Adão na Página" e "Re(conhecer) Vitória", resultados de um projeto pedagógico que transformou a biblioteca escolar em um espaço de criação, diálogo e valorização cultural.

A publicação é a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e teve origem nas atividades realizadas durante o 3º aniversário da Biblioteca Noélia Miranda, celebrado em abril de 2025. A programação contou com ampla participação de estudantes e professores e revelou o potencial criativo da comunidade escolar, além da importância de registrar e compartilhar essas produções.

O projeto teve como objetivo fortalecer o incentivo à leitura e à escrita, valorizar a biblioteca como espaço de expressão crítica e consolidar o livro e a informação como instrumentos de transformação social. 

O "Adão na Página" traz uma diversidade de gêneros textuais, como poesias, paródias, histórias em quadrinhos, letras de músicas e narrativas, todas produzidas pelos estudantes, dando visibilidade às criações e reforçando a identidade escolar.

As produções envolveram diferentes turmas e propostas pedagógicas. Os estudantes dos 3º anos produziram e apresentaram poesias a partir do livro Mirandinha, com mediação da professora Genaina. Já os 4º e 5º anos criaram paródias musicais por turma, com orientação dos professores regentes e da bibliotecária.

No 6º ano, os estudantes desenvolveram paródias literárias inspiradas no poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, sob orientação do professor Marco Antonio. Os estudantes do 7º ano produziram paródias musicais individuais e em grupo, também com a mediação do professor e da bibliotecária. Já os 8º e 9º anos criaram produções diversificadas, como HQs, poesias, letras de músicas e narrativas, com acompanhamento do professor Wanderson Chaves e da bibliotecária.

Já o Re(conhecer) Vitória surgiu em uma aula na biblioteca, onde após algumas indagações aos estudantes sobre os pontos turísticos de Vitória, eles mostraram desconhecimento de muitos deles. Pensando nisso, o professor de Língua Portuguesa, Marco Antonio Barreto, propôs o desenvolvimento dessa ação com as turmas de 7° ano. 

Foram envolvidos os professores de História, Geografia, Artes, Informática e o resultado desse projeto interdisciplinar e de uma visita técnica ao Centro de Vitória, foram as produções de poesias e paródias sobre o Centro Histórico que revelam como os estudantes assimilaram e ressignificaram os conhecimentos adquiridos durante a experiência.

O diretor da Emef Adão Benezath, José Honor, destacou o envolvimento da comunidade escolar no processo. "Esse trabalho mostra o quanto nossos estudantes são capazes de criar quando encontram oportunidade, orientação e um espaço que acolhe suas ideias. Esses livros representam a voz deles, suas percepções e a força da nossa escola como espaço de arte, cultura e aprendizado", disse.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, que acompanhou o lançamento dos livros, reforçou a importância de iniciativas como esta na rede municipal. "Valorizar a leitura, a escrita e a produção dos nossos estudantes é fortalecer a educação pública que transforma vidas. Projetos como este revelam talentos, ampliam repertórios e conectam os alunos à cidade e à própria história. É uma alegria ver escolas como a Adão Benezath criando oportunidades tão potentes", completou.