No coração de Vitória, um palco se abre para a liberdade da arte. Neste sábado (4), das 19 às 21 horas, o anfiteatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), no Centro Histórico da capital, será tomado por vozes, gestos e sons que carregam a força da criação original.
A Noite Autoral na Fafi é um convite para mergulhar no frescor da arte em estado de nascimento. Um espaço onde estudantes e artistas locais compartilham suas próprias obras, sejam textos, músicas, coreografias ou encenações, em uma celebração da autenticidade e da inventividade em formato de palco aberto.
Nesta edição, o público poderá acompanhar oito apresentações que passeiam por diferentes linguagens, como teatro, dança e música.
Cada número é um fragmento de vida transformado em poesia, seja na pele da personagem que floresce em meio às perdas (Primavera em mim, de Taisa Ribeiro Santos), na intensidade dos fios invisíveis que unem destinos (Akai Ito, com Ariany Alexandrino Costa dos Santos e Gabriel Inocêncio dos Santos), ou na delicadeza de canções que falam da natureza e do afeto (Pocket Show Experienciando, de Flávia Caitano).
O céu também dançará com Melyssa Ribeiro em "O céu sou eu", transfigurando em movimento a canção "A lente do homem", de Mateus Aleluia; enquanto Eliza Rodrigues dará voz às múltiplas faces da mulher em "Louca, Estranha, Mulher".
A música será transformada em metamorfose em "Borboleta", de Amanda Pinheiro Santana, e ganha contornos de estrada e poesia com o grupo Calmones, em uma viagem musical intensa, que conduz o público por histórias profundas, sonoras e errantes (Hermes Davi, Amauta, Henrique Vervloet e Pietro Lage).
Por fim, a palavra resiste e ecoa no monólogo "Quarto de Despejo", de Euclides Franco, inspirado na célebre obra de Carolina Maria de Jesus, que retratou seu cotidiano e de sua família na realidade dura da favela do Canindé, em São Paulo, na década de 1960.
"Mais de 30 artistas se unirão para mostrar que a arte autoral é pulsante, viva e necessária", declara a gerente da Fafi, Fátima Rodrigues Burzlaff.
"Criamos esse espaço para que possam ser compartilhadas criações em um ambiente de liberdade e experimentação. O evento reforça o compromisso da Fafi em incentivar a produção cultural própria e dar visibilidade aos talentos emergentes, aproximando a comunidade da riqueza da arte", completa Burzlaff.
Serviço Noite Autoral da Fafi Quando: sábado (4), das 19 às 21 horas Onde: Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) - Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro Histórico de Vitória. Entrada: gratuita. Classificação indicativa livre.