Publicada em 05/02/2021, às 14h55
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Famílias devem se manifestar sobre retorno dos estudantes às escolas
Para que as unidades de ensino de Vitória possam se organizar para garantir toda a segurança aos estudantes no retorno presencial das aulas, os pais, mães ou responsáveis serão chamados, a partir de segunda-feira (8), a assinar um termo de manifestação de interesse para dizer se o aluno frequentará a escola ou permanecerá no ensino remoto (em casa).
O termo estará disponível na página do boletim dos alunos para ser preenchido. Quem tiver dificuldade de acesso poderá comparecer à secretaria escolar, das 7 às 13 horas, até o próximo dia 26.
"É fundamental que as famílias respondam ao questionário porque as escolas precisam organizar o revezamento nas turmas em que houver mais alunos presenciais do que a sala de aula comporta, de forma a manter o distanciamento dentro dos espaços. Também é necessário saber a quantidade de merenda diária que será feita na escola, por exemplo. Estamos empenhados em ter um retorno presencial seguro para nossos estudantes e os profissionais da Seme", disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A disponibilização on-line do termo foi alinhada junto ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
O termo
As famílias terão que optar entre uma de três alternativas para o retorno à escola:
- O/A estudante retornará às atividades presenciais, intercalando com momentos remotos.
- O/A estudante manterá somente atividades remotas, por meio da Plataforma AprendeVIX e outras.
- O/A estudante manterá somente atividades remotas, em formato impresso, que serão retiradas na escola conforme cronograma da unidade de ensino.
Caso a família se manifeste pelo retorno remoto, posteriormente poderá optar em retornar às aulas presenciais. Para isso, a escola deverá ser notificada com, no mínimo, 15 dias de antecedência para que seja providenciada a organização para atendimento do estudante.
Aulas
As aulas na rede municipal de Vitória começam no próximo dia 22 de fevereiro para todos os estudantes de forma remota. O retorno presencial dos alunos às escolas terá início em 1º de março, com as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já em 15 de março será a vez das turmas de 1º ao 5º ano. Em seguida, em 29 de março, retornam as crianças de 4 e 5 anos (Educação Infantil).
Calendário volta às aulas
• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os estudantes da Rede, em modelo híbrido, com professores nas escolas e alunos em casa.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano.
• 29 de março: retorno presencial das turmas do ensino infantil para alunos de 4 e 5 anos.
Matéria relacionada