Publicada em 23/08/2022, às 18h15 | Atualizada em 23/08/2022, às 18h22
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Festa Cultural emociona famílias e envolve crianças na Educação Infantil


As apresentações culturais têm grande importância para toda a comunidade escolar. Para os profissionais, é um momento de expectativa em mostrar às famílias o projeto da escola em forma de dança, o trabalho que já ocorre sistematizado diariamente em sala de aula com as crianças. Faz parte do ciclo do projeto institucional. Para as famílias, é gratificante ver seus filhos nas apresentações, cada um do seu jeitinho, respeitando a individualidade de cada criança em suas manifestações.
A Festa Cultural do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha é um movimento tradicional, que acontece duas vezes: no meio do ano e no encerramento do calendário letivo. Todas as 11 turmas do Cmei foram envolvidas nas atividades realizadas na unidade de ensino, do grupo 2 ao grupo 6, num total de 253 crianças.
"Venho através desta mensagem, agradecer a toda a equipe do Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, pela grandeza que vocês todos cuidam dos nossos pequenos, em especial meu filho, Arthur Neves de Souza. Vivemos um dia inesquecível com a apresentação cultural que ele e todas as crianças participaram. Está sendo muito difícil para nós deixarmos ele na creche, pois é o primeiro ano dele, nós nos surpreendemos com a forma rápida de adaptação que ele está a cada dia, isso é fruto de um belo trabalho de todos. Agradeço aos professores, coordenadores, equipe da limpeza, porteiros, cozinheiros", escreveu Willias Neves, pai do pequeno Arthur, do grupo 3 A.
Quem também aprovou as atividades desenvolvidas com as crianças e elogiou o trabalho do Cmei foi Tayná Christie Dias, mãe do Leo, do grupo 3 A.
"A importância dos eventos escolares, como as apresentações, vão além de apenas mostrar o que foi ensaiado e trabalhado ao longo de um período. É através desses eventos que a criança também se sente apoiada, empolgada e feliz. Validar e encorajar o que essa criança se dedicou a fazer é muito importante para a construção do caráter e personalidade dessa criança, futuro adolescente/adulto. No início da apresentação, lembro dos olhos do meu filho Leo, assim como o de outras crianças, procurando um rosto familiar, a quem pudesse mostrar/dedicar a apresentação. Foi lindo! Foi especial ver tantos pais e responsáveis dedicarem parte do seu dia, em apoiar e comemorar os filhos! Agradeço a toda equipe pedagógica por trás dos projetos e organização geral desses eventos", elogiou a mãe.
Fortalecimento de vínculos
A equipe do Cmei avalia que as atividades da Festa Cultural, envolvendo toda a comunidade escolar, impactam de forma positiva no desenvolvimento das crianças, ajudando na socialização, concentração, coordenação motora, nas vivências sociais e valorização da cultura, autoconfiança, entre outros aspectos.
A professora Bianca Coser, do grupo 6 C, destacou o cuidado em proporcionar a sua turma uma atividade que é parte da cultura do território onde o Cmei está inserido, no bairro Comdusa, que faz parte da região de São Pedro.
"O projeto foi trabalhado de forma sistematizada com atividades dentro e fora da escola, as apresentações só culminaram através da música e da dança a tradição da região. Valorizamos no nosso grupo a atividade da pesca, que é muito rica na Ilha das Caieiras, inclusive uma criança mencionava que o pai é pescador na ilha, evidenciando como esse tipo de atividade valoriza a cultura local", disse.
Já a professora Neusa Carvalho, que trabalha com o grupo 2 A falou do envolvimento dos pequenos. "Foi ótimo a organização das apresentações, a participação e o envolvimento das crianças e família. Até as crianças pequenas do grupo 2 se envolveram nesse momento. Como primeiro ano deles no Cmei, os pais ficaram visivelmente emocionados e encantados", relatou.
A pedagoga Vanilza Gouvea, por sua vez, afirmou que as crianças deram um show de envolvimento e aprendizado a todos os presentes. "Foi de encher nosso coração de gratidão e reforçar que a educação de qualidade se faz com envolvimento de uma equipe de profissionais comprometidos e de famílias que acreditam e valorizam nosso trabalho", ressaltou.
Para a diretora da unidade de ensino, Waldirene do Carmo, a Festa Cultural é muito importante para consolidar um trabalho desenvolvido no primeiro semestre, com comprometimento e com objetivos voltados para o desenvolvimento pleno das crianças.
"Trabalhar o projeto 'Vitória, seus cantos e encantos' abriu um leque de possibilidades de valorização e exploração de nossa cidade, além de levar as crianças a conhecerem lugares nunca por elas frequentados, muitas vezes bem perto de suas residências. Sendo nosso primeiro ano de funcionamento como Cmei 100% integral, essas práticas comprovam que a qualidade do trabalho em equipe precisa sobressair à quantidade de tempo de permanência no espaço escolar. Foi uma semana de muita alegria para todos nós e para as famílias", detalhou.

