Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guardiões Mirins vivenciam atividades ambientais no Parque Barreiros com o CEA Mata Paludosa

Publicada em

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Parque Barreiros
Parque Barreiros (ampliar)

Na próxima terça-feira (28), o Parque Barreiros será palco de um dia de aprendizado e contato direto com a natureza. Cerca de 100 Guardiões Ambientais Mirins do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei ITI) Geisla da Cruz Militão, do bairro Redenção, participarão de uma vivência educativa promovida pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa, sob coordenação da educadora ambiental Osnéia Aparecida Péccoli da Silva.

Divididos em dois turnos,às 8h30 e às 14h, os estudantes terão a oportunidade de participar de dinâmicas, jogos e atividades de interpretação ambiental voltadas para o tema resíduos sólidos e consumo consciente, em alusão à Semana Lixo Zero. A proposta é estimular a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na preservação ambiental, abordando temas como separação correta do lixo, redução do consumo e impactos das ações humanas na natureza.

De forma lúdica e interativa, os alunos irão explorar o ambiente natural do parque, aprendendo sobre os ecossistemas locais e compreendendo a importância da conservação dos recursos naturais. A experiência integra um conjunto de práticas formativas desenvolvidas pelo CEA Mata Paludosa, que busca fortalecer a educação ambiental nas escolas municipais e despertar, desde cedo, o senso de pertencimento e cuidado com o meio ambiente.

Segundo a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), ações como essa reafirmam o compromisso da Prefeitura de Vitória com a formação cidadã e ecológica dos estudantes, promovendo espaços de aprendizagem que extrapolam os muros da escola.

"Cada vivência em contato com a natureza é uma oportunidade de transformação. As atividades com os guardiões mirins buscam inspirar mudanças de hábitos e atitudes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de cuidado com o meio ambiente", destacou a educadora ambiental Osnéia Péccoli.

Com curiosidade e entusiasmo, os guardiões mirins se preparam para um dia de descobertas, aprendizados e experiências que reforçam o papel essencial da educação ambiental na construção de uma Vitória mais consciente, participativa e sustentável.