Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

InovaVIX: 2ª edição do evento destaca tecnologia e criatividade na educação de Vitória

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
InovaVIX 2025
InovaVIX 2025

Estudantes de várias escolas da rede municipal de Vitória vivenciaram uma manhã repleta de entusiasmo, criatividade e descobertas, durante a II edição da InovaVix - Mostra de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, na última sexta-feira (12).

Realizad na sede da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o evento marcou a culminância de projetos desenvolvidos ao longo do ano e reuniu crianças, jovens, educadores e famílias em um grande encontro dedicado à experimentação, ao aprendizado e ao protagonismo estudantil.

Com o objetivo de estimular os estudantes a transformarem ideias em soluções reais, a mostra apresentou um panorama das práticas inovadoras desenvolvidas ao longo de 2025 na rede municipal de ensino. Dentre os destaques, estavam iniciativas como robótica educacional, cultura maker, Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), programação, prototipagem e projetos de pesquisa.

Essas práticas foram implementadas com o apoio da Coordenação de Tecnologias Educacionais (CTE), que ajudou Emefs e Cmeis a adotar metodologias investigativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Computação.

Protagonismo

Entre as apresentações mais emocionantes da mostra, destacaram-se as do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Melo, que, por meio de peças de LEGO, trouxe à tona a importância da preservação do meio ambiente. Com a orientação dos professores, as crianças exploraram conceitos tecnológicos de forma lúdica e criativa.

Ana Cecília, uma das estudantes do Cmei, contou com entusiasmo sobre o trabalho. "Aqui é o coral do fundo do mar e a gente fez tudo com a nossa própria imaginação. Usamos peças de LEGO para construir o cenário", disse. Lorena Oliveira da Silva, outra estudante, completou. "O mar que a gente fez é completo e mostra que não pode jogar lixo no mar, porque os bichinhos morrem".

Inovação como base para o futuro

A mostra também contou com outras iniciativas impactantes, como os projetos de robótica das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, Eunice Pereira Silveira e Anacleta Schneider Lucas, além da apresentação da Emef Elzira Vivácqua dos Santos, que exibiu sua Casa Inteligente e jogos interativos, demonstrando aplicações práticas de automação e Internet das Coisas.

Outro ponto de destaque foi o mini torneio de LEGO, que reuniu estudantes das escolas EMEF Elzira Vivácqua dos Santos, Emef TINeusa Nunes Gonçalves e Emef TI Izaura Marques da Silva. A competição, que envolveu colaboração, estratégia e pensamento crítico, reforçou o potencial das novas gerações na construção de soluções para desafios contemporâneos.

Parcerias e oportunidades

Durante o evento, a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, fez questão de destacar o impacto positivo da InovaVix na formação dos estudantes. "Observei a inspiração e a felicidade nos olhos das crianças. Tenho certeza de que continuaremos fazendo o melhor para todos, alunos, famílias, servidores e todos os que acreditam em uma Vitória melhor", afirmou.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, enfatizou a importância das iniciativas inovadoras para o desenvolvimento educacional. "Temos aqui experiências exitosas, como a parceria com o PIBIC, que oferece bolsas para estudantes, incentivando-os a pesquisarem e desenvolverem soluções. A tecnologia e a inovação já fazem parte do cotidiano dos nossos estudantes, e isso transforma a educação em algo ainda mais valioso", disse.

Além disso, a mostra celebrou os dez projetos de iniciação científica contemplados pelo edital do Facitec, que proporcionou 90 bolsas para estudantes e orientadores, incentivando pesquisas sobre "Soluções inovadoras para os desafios do século XXI".