Investimentos crescem 2000% e contribuem para inclusão digital
Publicada em | Atualizada em
Por Edgard Corrêa, com edição de Angèle Murad
Kadidja Fernandes
Portador de deficiência visual tem acesso à internet em telecentro
Qualificação profissional, incremento à inclusão digital e apoio aos empreendimentos solidários são as principais conquistas dos cidadãos de Vitória nesses quatro anos de administração pública municipal. Os investimentos na área de geração de emprego e renda saltaram de R$ 700 mil, em 2004, para R$ 14 milhões, em 2008, com a implantação de vários programas pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger), criada nessa gestão.
Dentre as ações, destaca-se a implantação de 22 telecentros, que oferecem cursos e oficinas de informática e acesso à Internet e a software livre. A Prefeitura lançou também o Programa Vitória Digital, uma rede sem fio que levará internet banda larga gratuitamente para toda a cidade.
No âmbito da qualificação profissional, 8.593 pessoas foram certificadas, o Serviço Nacional de Empregos (Sine-Vitória) foi municipalizado e transformado em Agência Municipal do Trabalhador. Iniciaram-se as obras da Fábrica do Trabalho, em Jucutuquara, que vai abrigar uma escola de qualificação profissional. Houve incentivo também à economia solidária, com apoio a grupos como a Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamare) e aos artesãos do Artes na Praça, cujas condições de trabalho melhoraram com a reforma da Praça dos Namorados.
Como resultado das políticas públicas e do cenário nacional positivo, Vitória é hoje a capital brasileira que mais gera empregos para jovens. De 2005 até hoje, foram criados mais de 30 mil postos de trabalho - 10 mil apenas em 2008.