O primeiro mês do ano é marcado pelas ações do "Janeiro Branco", uma campanha nacional voltada à reflexão sobre a importância dos cuidados em saúde mental e ao incentivo à busca desse cuidado pela população, conforme suas necessidades.
Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, ao longo de todo ano, diversas ações voltadas à promoção da saúde mental e prevenção de agravos, reforçando o cuidado integral à população da capital. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) promovem atividades coletivas e educativas como grupos terapêuticos, oficinas e atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC's) que ampliam as ofertas de cuidado para além do atendimento psicológico individual.
Os trabalhos de promoção envolvem profissionais de diversas áreas da saúde, com o objetivo de ampliar o olhar sobre o cuidado e fortalecer vínculos com a comunidade. As unidades de Grande Vitória, Consolação, Itararé, Praia do Suá, Forte São João, Do Quadro e Fonte Grande, são alguns exemplos de locais que realizam essas ações pontuais ao decorrer do ano.
As atividades oferecidas são diversas e acontecem em diferentes formatos e frequências, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais. Entre os exemplos de ações realizadas nas Unidades de Saúde estão:
Grupo de Saúde Mental;
Grupo Vida Longa Saúde do Idoso;
Grupo da Terceira Idade;
Grupo de Mulheres;
Grupo de Apoio Parental;
Grupo de Crianças;
Grupo de Apoio às Pessoas que Cuidam;
Grupo de Adolescentes;
Projeto Respiração;
Projeto Chá com Prosa;
Atividade Coletiva Voltadas para Saúde do Trabalhador;
Grupos de Meditação.
"A atenção em saúde mental está entre as ênfases de cuidado por toda a rede de saúde de Vitória, desde as Unidades Básicas de Saúde até os serviços especializados como os Centros de Atenção Psicossocial, Casa Rosa, e demais centros de referência municipais. Por ser uma ênfase, todos os serviços da rede ofertam esses cuidados, de janeiro a janeiro. Afinal, o cuidado com a saúde mental deve acontecer durante o ano inteiro", fala o coordenador da saúde mental do SEMUS de Vitória, Rodrigo Scarabelli.
Para ter acesso a esses serviços, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e informar-se sobre as atividades disponíveis na sua região.
Dados
De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado, afirma-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo convivem com transtornos mentais. A ansiedade e a depressão são as condições mais comuns, afetando em maioria as mulheres.
O Brasil, também segundo a OMS, lidera o ranking mundial de pessoas com transtornos de ansiedade, sendo 9,3% da população afetada, equivalente a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, a doença teve um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.