Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Jantar natalino marca última edição de 2025 do Projeto Ruas

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
CREAS Bento Ferreira recebe Projeto Rua
Encontro do Projeto Ruas.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) promove, nesta quinta-feira (18), a partir das 18h30, a ultima edição do Projeto Ruas. Na ocasião será feita uma roda de conversa e ofertado um jantar natalino voltado para pessoas em situação de rua. O jantar, que conta com a parceria do Rotary Club e Pastoral do Povo da rua, será realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bento Ferreira, localizado ao lado da sede da Prefeitura de Vitória.

A coordenadora do Serviço de Abordagem Social (Seas), Luciana Gatti, explica que a roda de conversa tem a finalidade de acolhimento humanizado, a escuta ativa, em um espaço que as pessoas partilham seus recursos e suas descobertas através da troca de experiência grupal.

"Esta metodologia melhora a vinculação entre usuário/sujeito de direitos e equipe do Seas e permite sua execução em espaços da comunidade. Esta é uma ferramenta inovadora no Estado por ser realizada pela equipe noturna do Seas. É utilizada pela equipe por se apresentar como um espaço livre de preconceitos, paradigmas, onde a pessoa em situação de rua pode falar e ser ouvida dentro as suas necessidades. Além de fortalecer o vínculo do Seas com os usuários para a superação de situação de rua", ressaltou ela.

O Projeto Ruas tem como objetivo promover a vinculação entre pessoas e o serviço, estabelecendo um ambiente relacional, não punitivo e capaz de fomentar diálogos que possibilitam mudanças a partir do empoderamento, luta por direitos e a construção de um projeto de vida fora das ruas.

A importância e o impacto positivo do trabalho desenvolvido pelo Projetos Ruas, levou a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, expandir a periodicidade dos encontros, passando de trimestral para bimestral. O Projeto teve seu primeiro encontro em 2019, devido a pandemia de Covid-19 teve que ser paralisado e retornou em 2021. Desde então já participaram mais de 120 pessoas, em diferentes espaços, como igrejas e espaços públicos.