Imprensa
Lei Rubem Braga: "Nós no Parque" é transferido para o dia 26 e apresenta tradição do Chorinho
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas
Em razão das chuvas que atingem a capital, o projeto "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música", que aconteceria neste domingo (19), foi transferido para o próximo domingo (26), no mesmo local: Parque Moscoso, no coração de Vitória, a partir das 10 horas.
Na nova data, o Parque voltará a se transformar em um cenário encantado onde a música e a literatura se entrelaçam, criando uma experiência única para toda a família. A quarta edição do projeto promete ser uma celebração da riqueza cultural brasileira, trazendo ao público a beleza do Chorinho, primeiro gênero musical tipicamente urbano do país, que atravessa gerações e continua a emocionar.
As notas do violino de Hariton Nathanailidis e a magia das palavras de Renata Bomfim irão conduzir o público por um passeio sonoro e literário.
Com entrada gratuita, o evento tem como proposta aproximar as crianças da história da música brasileira de forma lúdica e envolvente.
O violinista Hariton Nathanailidis, referência no cenário musical capixaba, apresentará clássicos do Chorinho, com destaque para "Corta-jaca", de Chiquinha Gonzaga; "Pedacinho do céu", de Waldir Azevedo; "Odeon", de Ernesto Nazareth; e "Carinhoso", de Pixinguinha. Essas obras, que ajudaram a moldar a identidade da música popular brasileira, ganharão nova roupagem, com arranjos especiais e participação de músicos convidados.
"O Choro foi uma das principais matrizes para o desenvolvimento de outros importantes gêneros da música brasileira, com destaque para o Samba. Músicos como Pixinguinha transitaram e foram fundamentais em ambos os ritmos", explica Hariton sobre a escolha do estilo musical como tema do mês de outubro.
Contação de histórias
Mas a experiência não ficará apenas nos acordes do violino. Os números musicais serão intercalados pela ação da escritora e contadora de histórias Renata Bomfim, que irá envolver o público com a narrativa de "Vitória e Ravi", dois personagens infantis que vivem aventuras repletas de descobertas, aprendizado e a sabedoria de sua querida vovó Ester.
Criada especialmente para o projeto, a história é um tributo à Ilha de Vitória e à escritora capixaba e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), Ester Abreu Vieira de Oliveira, que inspira a sabedoria transmitida pela personagem da vovó.
"O espetáculo é uma viagem sensível e repleta de encanto. Vitória e Ravi, com a ajuda de sua avó, demonstram como a arte e a união familiar podem ser forças poderosas para enfrentar as dificuldades da vida", explica Renata, que acredita no impacto da arte na formação emocional e cognitiva das crianças.
A narrativa trará ao público lições sobre amor, cuidado e, claro, o prazer de estar em sintonia com a natureza e a cultura ao redor.
O encontro entre a tradição do Chorinho e a narrativa literária promete uma programação especial para as crianças e para as famílias, observa Hariton: "O choro é um gênero tipicamente brasileiro e a nova geração, de maneira geral, não o conhece. Com esse projeto, contribuímos para difundir e preservar a identidade cultural brasileira", finaliza o músico.
A realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc).
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.
Esta será a quarta de um total de cinco edições temáticas que vão ocupar o Parque até o final do ano, sempre aos domingos, proporcionando às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.
Serviço
Lei Rubem Braga apresenta "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música" - 4ª edição.
Quando: dia 26 de outubro (domingo), às 10 horas.
Onde: Parque Moscoso - Avenida Cleto Nunes, s/nº, Centro Histórico de Vitória.
Entrada: gratuita.
Classificação indicativa: livre.