Quer tirar onda de charmeiro? O Centro de Referência da Juventude de Vitória vai ajudar você a aprender uns passinhos. A partir da próxima terça-feira (11) o espaço recebe a oficina de charme, que tem ínício marcado para às 18 horas. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e ter vontade de dançar. As aulas são gratuitas.
A oficina, que segue até a quinta-feira (13), será conduzida por AbayOmi, bailarina, coreógrafa e dramaturga capixaba, e mergulhará na cultura do charme: um movimento que nasceu nos bailes das periferias negras do Brasil e segue vivo nas pistas, nas ruas e nas nossas memórias coletivas.
O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou a importância de levar atividades para este público na capital.
"A Prefeitura de Vitória tem investido em políticas públicas que dialogam com a juventude de forma direta, oferecendo espaços de escuta, aprendizado e convivência. Esses eventos mostram o quanto é possível unir lazer, cultura e qualificação profissional em um mesmo projeto de vida. Oficinas, como as de dança, entre elas o charme, e de música, têm um papel fundamental nesse processo, porque fortalecem a expressão dos jovens, valorizam suas identidades e criam oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo", afirmou.
A gerente de Políticas de Cidadania e Direitos Humanos, Renata Segovia Ferreira, reforçou o papel das oficinas na promoção da cultura e do protagonismo juvenil. "O charme é muito mais que uma dança, é uma forma de ocupar os espaços da cidade com alegria, autoestima e pertencimento. Iniciativas como essa fortalecem vínculos, criam redes entre os jovens e valorizam expressões culturais que nasceram das comunidades e hoje fazem parte da identidade brasileira", destacou.
Charme
O charme é uma expressão cultural originária do município do Rio de Janeiro, fortemente ligada aos bailes que acontecem, em sua maioria, nas zonas norte, oeste e centro da cidade. Esses bailes, frequentados principalmente por pessoas negras das camadas populares, surgiram na década de 1980 com coreografias em grupo marcadas por movimentos sensuais e sincronizados.
A dança charme, como ficou conhecida, é formada por sequências de "passinhos sociais" que os charmeiros executam ao som do DJ, criando um ambiente coletivo de expressão corporal. Suas raízes remontam ao movimento soul e funk das décadas de 1970 e início dos anos 1980, que contribuíram para sua formação rítmica e estética.
O Centro de Referência da Juventude é ligado à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e irá oferecer a oficina de charme como parte do Festival Kúmba.
Serviço Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Avenida Vitória, 1.320, Ilha de Santa Maria, Vitória
Telefone: (27) 3382-6662
Confira a programação de novembro do CRJ
11/11 - Oficina de Charme
12/11 - Oficina de Charme
13/11 - Oficina de Charme
12/11 - Oficina de Discotecagem
14/11 - Exposição Oficina fotografia