Como parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), realiza, neste sábado (18), mais ações de promoção à saúde da mulher: é o "Sábado Rosa". A ação ocorrerá das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde Ilha das Caieiras, Jesus de Nazareth, Praia do Suá, Consolação, Do Quadro, Santo Antônio, Maruípe, Ilha do Príncipe, Grande Vitória, Forte São João e Centro de Vitória.
Serão realizados atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de coletas para exames preventivos, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização do cartão de vacina, encaminhamento de mamografia, orientações farmacêuticas e atendimentos multiprofissionais. Também estão previstas palestras e rodas de conversa sobre prevenção, saúde da mulher e planejamento familiar, promoção de oficinas de autocuidado, atividades físicas, orientações sobre alimentação saudável e ações voltadas à saúde mental.
Também serão ofertados consultas e exames especializados, como endoscopia, colonoscopia e nutrição. Os pacientes que serão atendidos nas especialidades já foram contatados e informados sobre o horário e local dos seus respectivos atendimentos.
"Nós zeramos a fila para exame de mamografia e de ultrassonografia de mama. O Sábado Rosa é mais uma oportunidade, principalmente para as mulheres se cuidarem. Queremos ampliar o acesso aos serviços de saúde àquelas mulheres que não conseguem ir ao serviço de saúde durante a semana", ressalta a Secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde de Vitória estão realizando uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é reforçar as ações de prevenção, promoção da saúde e o cuidado integral da mulher, valorizando o autocuidado e a detecção precoce do câncer de mama e da prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero.
A iniciativa tem como objetivo intensificar os esforços para garantir o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O município de Vitória ampliou em 70% a oferta de exames de mamografia, passando de 10 mil para 17 mil exames ao ano. Em outubro de 2024, a ampliação foi de 100%.
Para ter acesso à consultas e exames especializados, o munícipe deve passar por uma consulta em sua Unidade de Saúde de referência e, se necessário, o médico o encaminha para o especialista.