Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Pontos de Cultura: Capoeira Ginga da Paz reúne mais de 100 alunos

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Bartolomeu Freitas


Imagem Divulgação
Ginga da Paz
O Ponto de Cultura Capoeira Ginga da Paz atraiu mais de 100 alunos nos últimos quatro meses

O Ponto de Cultura Capoeira Ginga da Paz atraiu mais de 100 alunos nos últimos quatro meses, segundo o coordenador deste projeto, professor Bert Karl Breuel.

O Ginga da Paz, que é mantido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está sediado no bairro Santa Cecília e abrange, com subnúcleos, os bairros Romão, Santos Dumont, São Pedro e Jabour, funcionando em igrejas, sede de movimentos comunitários e quadras de escola.

O Ginga da Paz é um projeto da Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileiras Aliança - Aliancapoeira, que atua no ensinamento da teoria histórica e prática da capoeira, sua cultura, aprendizado musical, treinos, oficinas, jogos e promoção de eventos. A participação é gratuita.

Bert Breuel avalia positivamente o fato de o projeto ter atraído, desde que começou a funcionar em outubro, uma média de 103 alunos permanentes com idades que variam de 7 a 40 anos.

"São crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social eque estamos tirando das drogas através das atividades físicas da capoeira", disse o professor, frisando ainda que "a gente desperta e resgata suas possibilidades; a capoeira faz com que eles tenham sonhos de uma vida melhor".

Conforme explica, é grande a motivação neste Ponto de Cultura. Tanto que a intenção já é expandir o atendimento para até 12 subnúcleos. "Temos capacidade para atender de 200 a 300 alunos e nossa ideia é formar capoeirista completos, despertando neles seus valores, conhecimentos culturais, artísticos e esportivos", conclui o professor.

Pontos de Cultura

Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. Compreende-se que os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.