Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Posse dos novos membros do Comid marca início de novo ciclo de participação social em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Posse dos novos conselheiros do Comid
Posse dos novos conselheiros do Comid.

A política municipal voltada à pessoa idosa iniciou um novo capítulo nesta terça-feira (18) com a Solenidade de Posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comid). A cerimônia foi realizada no Auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão, em Itararé, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e instituições parceiras.

O encontro formaliza o início da gestão 2025-2027 do colegiado, responsável por fortalecer a participação social, monitorar políticas públicas e promover o envelhecimento digno no município. A posse marca a renovação do compromisso do Conselho como espaço democrático de controle social e articulação entre governo e comunidade.

A Secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, destacou o papel fundamental da mobilização realizada junto às equipes e às pessoas idosas atendidas pela rede municipal.

"Certamente esta mobilização que a Assistência Social fez junto a equipes e pessoas idosas dos nossos serviços foi crucial para o sucesso e a ampla representação de pessoas idosas na eleição do Comid. E agora estamos dando posse a este grupo de conselheiros que são dedicados e militantes junto à Política para a Pessoa Idosa. A cidade só ganha com o controle social fortalecido e com o monitoramento das políticas voltadas ao idoso em Vitória, certificando a capital como o melhor lugar para as pessoas viverem e envelhecerem", afirmou.

A programação incluiu a palestra "Envelhecimento Ativo e Participação Social", ministrada por Marta Nunes do Nascimento, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI). A convidada abordou o protagonismo das pessoas idosas, os desafios das múltiplas velhices e a importância da ampliação da participação cidadã nas instâncias de deliberação e fiscalização das políticas públicas.

A Secretária Executiva do Comid, Elaine Alvarenga, ressaltou o caráter de continuidade e renovação que marca o início da nova gestão. "Estamos vivendo um momento de renovação no Comid, com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Agradecemos à gestão anterior pela dedicação e seguimos atentos aos desafios deste novo ciclo, com diálogo e participação ativa. Estamos juntos para construir uma Vitória mais justa, mais humana e mais comprometida com o envelhecimento ativo e digno da nossa população", destacou.

Comid: espaço democrático de participação e garantia de direitos

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vitória (Comid) é um órgão de controle social responsável por formular, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, em consonância com a Lei nº 8.842/1994, que institui a Política Nacional do Idoso (PNI). Atua na defesa e promoção dos direitos sociais e de cidadania, além de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa e denunciar violações de direitos.

Marcos Salles
Posse dos novos conselheiros do Comid
Posse dos novos conselheiros do Comid.

Composição do Conselho

O Comid é formado por 20 membros, entre titulares e suplentes. A composição é paritária: 10 representantes do poder público e 10 representantes da sociedade civil, incluindo usuários ou organizações de usuários, entidades de atendimento, assessoramento ou defesa de direitos da pessoa idosa, além de instituições dedicadas à pesquisa, estudos, assessoria e formação de profissionais.

Com a posse, os novos conselheiros iniciam um período de colaboração ativa na construção, avaliação e monitoramento das ações municipais voltadas à pessoa idosa. O Comid permanece como um espaço de escuta e diálogo permanente, reafirmando o compromisso de Vitória com o fortalecimento da rede de proteção, a participação social e a promoção de uma cidade mais acolhedora e justa para todas as pessoas idosas.

O presidente do Comid até ontem, Marcelo Rodrigues Amorim, fez um balanço positivo da gestão que se encerra. "Encerro minha gestão com gratidão e confiança de que o Comid seguirá firme em sua missão. Desejo aos novos conselheiros um caminho de diálogo e compromisso com os direitos da pessoa idosa", afirmou.

Ele também reforçou a importância simbólica e prática da solenidade: "A posse dos novos conselheiros é um marco importante para o Comid. Representa não somente uma renovação na formação do conselho, mas também o seu fortalecimento. Só um conselho de direitos fortalecido poderá exercer plenamente e com autonomia o controle social."