Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Professor da Educação de Jovens e Adultos lança livro nesta quinta (11)

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim recebe, nesta quinta-feira (11), o lançamento do livro "Estórias sobre Três".

A Biblioteca Municipal Adelpho Mojardim recebe, nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, o lançamento do livro "Estórias sobre Três", uma coletânea de artigos acadêmicos produzida pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória, Marcelo Burmann, que convida o público a revisitar as obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, três dos maiores nomes da literatura brasileira.

Aberto ao público, o lançamento é um convite a estudantes, professores, pesquisadores e amantes da literatura interessados em dialogar sobre os clássicos brasileiros a partir de diferentes olhares críticos. A obra é organizada por Marcelo e os professores Elizangela de Oliveira e Thiago Ribeiro, que decidiram reunir produções acadêmicas próprias e de outros pesquisadores, transformando experiências de estudo, pesquisa e docência em um livro coletivo.

Com abordagens críticas variadas, "Estórias sobre Três" não segue uma única linha teórica, mas mantém o rigor acadêmico, a sensibilidade interpretativa e a paixão pelos autores analisados. Além dos textos dos organizadores, a publicação reúne contribuições de professores e pesquisadores como Luis Eustáquio, Paulo Dutra e Wilberth Salgueiro, que integram o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para o professor de Língua Portuguesa Marcelo Burmann dos Santos, que atualmente leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Escobar e na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Emef EJA) Professor Admardo Serafim de Oliveira, o livro é resultado de um percurso acadêmico construído ao longo dos anos.

"Essa obra é fruto de trabalhos acadêmicos que desenvolvemos tanto na condição de estudantes de programas de pós-graduação quanto como professores e pesquisadores. As abordagens são ecléticas, o que enriquece o debate sobre Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa", explica.

Marcelo destaca ainda que a pesquisa acadêmica impacta diretamente a sala de aula. "Muitos dos autores que participam do livro são professores da educação básica. Na minha prática docente, trabalho constantemente esses clássicos, e a pesquisa ajuda a lançar novos olhares sobre os textos, ampliando a compreensão e o interesse dos estudantes", completa.

A ideia da publicação surgiu há cerca de dois anos e, após desafios no processo editorial, o projeto se concretiza com o lançamento presencial, reforçando o papel das bibliotecas como espaços de encontro, troca de saberes e valorização da literatura.