Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho faz ação no Restaurante Popular de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Marcos Salles
Inauguração do Restaurante Popular

Consciente do papel e da importância do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), a equipe que atua neste serviço promove, nesta quinta-feira (8), das 9h às 11h , um momento de acolhida aos frequentadores do Restaurante Popular (RP) de Vitória para apresentar o trabalho realizado pelo programa.

De acordo com a coordenadora do Acessuas Trabalho, Cremilda Astorga, a proposta é levar conhecimento à população em situação de vulnerabilidade social que acessa o equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para que tenham mais chances e ferramentas necessárias para sua inclusão produtiva e, consequentemente, a superação da condição de vulnerabilidade.

Ela destacou que a divulgação e disseminação de informações sobre o Acessuas Trabalho é mais uma forma de garantir o acesso aos direitos socioassistenciais. "O Acessuas Trabalho é uma política pública que visa a proteção social, e o desconhecimento impede o acesso a esse direito", chamou atenção a coordenadora.

Serão realizados, também, atendimentos particularizados para todos os frequentadores que necessitarem de mais informações e desejam acompanhamento. "Os serviços socioassistenciais devem estar presente onde estão os indivíduos e famílias que deles precisam. Para acessar nossos serviços, a população precisa conhecer, daí nosso esforço redobrado para garantir à população o acesso a estas informações", ressaltou Cremilda.

A gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Juliana Moura, contou que vem enfatizando junto às equipes a importância da articulação entre os serviços da Semas "O conhecimento vai permitir que os moradores que se encaixarem no perfil procurem nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para serem incluídos no Acessuas Trabalho", comentou ela.

Soraya Mannato, secretaria de Assistência Social de Vitória, fez questão de destacar que ao saberem que existe um programa voltado para a qualificação e inclusão no mundo do trabalho, as pessoas podem tomar medidas ativas para mudar sua realidade, buscando capacitação e oportunidades de emprego.

"O trabalho, além do sustento, contribui para a identidade e valor social do indivíduo. A informação é a ponte que conecta a população vulnerável às ações e serviços que podem transformar suas vidas por meio da inclusão produtiva e social", disse Soraya.