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Projeto fotográfico promove reflexão sobre identidade e território na Emef Alberto de Almeida

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Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Projeto fotográfico promove reflexão sobre identidade e território na EMEF Alberto de Almeida
Projeto Território do Viver, na Emef Alberto de Almeida.

O Projeto "Território do Viver" proporcionou um momento de grande aprendizado aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, localizada no bairro Santo Antônio. Idealizada pela professora de Geografia Flávia Maria, a iniciativa convidou os estudantes do turno matutino a refletirem sobre o ser humano, o espaço que ocupa e as relações que estabelece com o planeta.

Inspirados pela sensibilidade do fotógrafo Sebastião Salgado, eles exploraram temas como meio ambiente, cultura, identidade e pertencimento, investigando como cada pessoa habita e transforma o território onde vive.

Com base no legado visual e social de Sebastião Salgado, os estudantes conheceram sua trajetória e, em seguida, registraram aspectos do próprio território utilizando o celular como principal ferramenta. "A intenção é despertar o interesse e o sentimento de pertencimento ao espaço em que o estudante está inserido", explicou a professora Flávia.

Foto Divulgação
Projeto fotográfico promove reflexão sobre identidade e território na EMEF Alberto de Almeida
Projeto Território do Viver, na Emef Alberto de Almeida.

Na última semana, a turma 7C do turno vespertino teve a oportunidade de conhecer de perto a exposição produzida pelos colegas do matutino. O encontro foi marcado por trocas de saberes e muita inspiração, reafirmando a educação como caminho para a transformação e para uma consciência coletiva mais sensível ao mundo.

Para a pedagoga Edenise Paixão, que acompanha as turmas do 6º ao 9º ano, o projeto tem impacto direto na formação dos jovens. "Ele desperta nos estudantes o sentimento de pertencimento e uma nova visão de mundo, mais consciente e sensível ao território do qual fazem parte", afirmou.

Os estudantes também compartilharam suas percepções. Ana Hilary da Silva Alves, do 7º ano, contou que as imagens chamaram sua atenção pela emoção transmitida. "As fotografias mostravam muitas histórias, e achei muito interessante o trabalho com as câmeras e materiais produzidos pelos próprios estudantes", disse. Já Esther Simões, também do 7º ano, destacou que as frases e fotos expostas eram "muito criativas e significativas".