Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Público aplaude de pé o elenco da peça "A Terra Prometida" no Centro Carmélia

Publicada em | Atualizada em

Por Carol Madureira, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO CIDADE DE VITÓRIA A Terra Prometida
Em cena, um diálogo intrigante entre o profeta Moisés, que liderou o povo judeu em fuga da escravidão no Antigo Egito, e seu sobrinho Itamar
Carlos Antolini
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO CIDADE DE VITÓRIA A Terra Prometida
A peça foi encenada pela dupla capixaba Ednaldo Pinheiro e José Augusto Loreiro

No terceiro dia do VIII Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, o Teatro José Carlos Oliveira, no Centro Cultural Carmélia, recebeu a peça "A Terra Prometida", de Samir Yazbek, nesta segunda-feira (15).

No palco, uma viagem pelo século XIII A.C, mais precisamente no período bem conhecido do Antigo Testamento da Bíblia: o êxodo do povo de Israel pelo deserto.

Em cena, um diálogo intrigante e questionador entre o profeta Moisés, que liderou o povo judeu em fuga da escravidão no Antigo Egito, e seu sobrinho Itamar.

Este, após anos de peregrinação e, principalmente, depois da morte de seu pai, Aarão, não crê mais no Deus de Israel e na Terra Prometida.

Na plateia, todos atentos aos diálogos interpretados pelos atores Ednaldo Pinheiro e José Augusto Loureiro. A dupla capixaba, que trabalha junta há uma década, prendeu a atenção do público, que, a todo tempo, refletia a respeito do conflito entre dois homens, que, entre suas convicções e seus afetos, precisavam fazer escolhas.

Por trás das cortinas, a expectativa de uma equipe de produção que acompanhava a reestreia de uma peça que foi toda reformulada.

"Esta apresentação vai ser nosso termômetro, já que estamos nos apresentando pela primeira vez com as novas reformulações. Precisamos saber se a plateia vai aprovar", disse a assistente de direção, Lorena Lima.

No final, depois de uma hora de espetáculo, a plateia aplaudiu de pé o elenco de "A Terra Prometida". E, para surpresa de todos, o ator José Augusto Loureiro ainda levou para casa o prêmio "Carlos Gomes" pela participação na peça.  

O Festival Nacional de Teatro acontece até este domingo (21). Veja a programação.