Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Regional 7 : diálogo e alinhamento de ações marcam a primeira reunião de 2026 com lideranças

Publicada em | Atualizada em

Por Julya Feitoza (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Reunião com a Regional 7
Reunião com a Regional 7.

Um encontro marcado pelo clima de esperança, compromisso e disposição coletiva para enfrentar os desafios do novo Ano. Assim foi a reunião com as lidernças comunitárias da Regional 7, realizada na tarde desta quinta-feira (8), na o Palácio Municipal de Vitória.  A Região é composta pelos bairros Condusa, Conquista, Ilha das Caieiras, Nova Palestina, Redenção, Resistência, Santo André, Santos Reis, São José e São Pedro.

Mais do que a retomada dos encontros, a reunião simbolizou a reafirmação do diálogo entre o poder público e a comunidade, fortalecendo a escuta das demandas locais e a construção conjunta de soluções.

Durante o encontro, moradores e lideranças comunitárias tiveram espaço para apresentar necessidades históricas e acompanhar os encaminhamentos das secretarias municipais. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da parceria com a população para alcançar resultados concretos. "Que 2026 seja próspero, com muitos resultados, buscando sempre o diálogo do poder público para com a comunidade", afirmou.

Representando a Ilha das Caieiras, o líder comunitário Celso iniciou sua fala com agradecimentos pela realização da festa de Réveillon no bairro. "Tudo muito bem feito. Todas as secretarias estão de parabéns e todos os envolvidos que trabalharam para tudo dar certo", disse. Em seguida, ele apresentou demandas da comunidade, com destaque para os alagamentos recorrentes na Rua Felicidade Correia dos Santos. Segundo ele, intervenções já foram realizadas, mas sem sucesso definitivo.

Também foram citadas a necessidade de limpeza da rede de esgoto, a implantação de quebra-molas próximos ao Cmei e na parte alta do bairro, melhorias na sinalização de trânsito, apoio da Guarda Municipal para evitar acidentes com bicicletas elétricas, além da pintura dos bancos e da iluminação dos flutuantes da nova orla.

Em resposta, representantes das secretarias municipais apresentaram encaminhamentos. A Setran informou que equipes já têm visitas marcadas para esta semana no bairro e que a equipe já está pronta para atender a demanda dos quebra-molas. Já foram entregues três quebra-molas e tem mais três em projeto para entregar em breve. 

O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, explicou que a pintura dos bancos da orla exige manutenção constante. "As pinturas necessitam de manutenção periódica por estarem expostas ao sol. Será enviada uma equipe para esse trabalho de reparação", garantiu.

Já o secretário da Central de Serviços de Vitória, Leonardo Amorim, afirmou que ações técnicas serão realizadas em curto prazo. "Vamos com os engenheiros para minimizar os danos dos alagamentos e realizar a limpeza das redes já na próxima semana", disse.

Na área da segurança, o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, ressaltou o trabalho educativo em relação ao uso de bicicletas elétricas. "Estamos na missão de conscientizar as pessoas sobre os perigos da bicicleta elétrica. Como não existe lei para proibir a circulação na orla, nosso papel será conscientizar e manter a viatura no local como apoio", explicou.

Com encaminhamentos definidos e compromisso assumido pelas secretarias, a primeira reunião da Regional 7 em 2026 reforçou a expectativa de avanços concretos para a Grande São Pedro, mantendo o diálogo como principal ferramenta para o desenvolvimento dos bairros.