Imprensa
Requalificação do complexo de lazer do bairro Resistência avança
Publicada em | Atualizada em
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A comunidade do bairro Resistência acompanhou, na manhã desta terça-feira (18), o avanço das obras do novo Complexo Esportivo do bairro, que já alcançaram 25% de execução. Com investimento de R$ 6.981.648,47, o espaço será integrado à Emef Ronaldo Soares, inaugurada em 11 de outubro deste ano, e vai garantir à comunidade equipamentos modernos para lazer, convivência e prática esportiva em uma área de 5.000 m².
O projeto foi pensado para integrar os dois espaços, permitindo que as quadras sejam utilizadas tanto pela comunidade escolar, em aulas de educação física e eventos, quanto pelos moradores do bairro. O estacionamento projetado vai ligar a Rua São Sebastião à nova escola, podendo ser usado por quem acessa a área de lazer ou o equipamento escolar. Para quem chega a pé, grandes alamedas foram planejadas a fim de garantir uma ligação segura e confortável entre a escola e a rua existente.
Antes subutilizado, o terreno se transforma em um complexo de lazer e esporte que vai beneficiar toda a comunidade. O projeto promove qualidade de vida, mobilidade urbana e preservação ambiental, com áreas verdes recuperadas e novas árvores plantadas. Além disso, a praça será um ponto de encontro para famílias, crianças e idosos, fortalecendo a integração social e oferecendo oportunidades para atividades físicas e eventos.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância histórica desse investimento: "Resistência esperou muito tempo para receber os investimentos, mais de dezoito anos. Agora chegou a hora de comemorar. Ano que vem estaremos juntos inaugurando esse importante investimento, um complexo de lazer para os moradores do bairro.
A alegria também é compartilhada pelos moradores: Joana Nogueira, liderança comunitária, afirmou: "É uma alegria pra Resistência! A comunidade agradece esse presente que esperou tantos anos. Vai receber os idosos, as crianças, toda a família. É um lugar para toda a comunidade."
Mariana Isabel, conhecida como Tia Mariana, é moradora do local e reforçou o falou sobre o sentimento da comunidade. "Gratidão, só gratidão. Obrigado por esse carinho com a nossa comunidade. A melhor idade está em festa. A festa da melhor idade vai ser a melhor festa do bairro!"
Já João de Souza, o Tilé, também líder comunitário de Resistência, lembrou a luta da comunidade: "Há dezoito anos a gente corre atrás disso. Agora temos escola, quadras e lazer."
Está em implantação uma série de equipamentos modernos e acessíveis:
*Quadra poliesportiva coberta
*Quadra de vôlei de praia
*Academia popular coberta
*Academia da 3ª idade coberta
*Playground infantil
*Parque canino
*Espaço de convivência arborizado
*Bicicletários
*Jardins com espécies nativas e ornamentais (Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Pitangueiras e arbustos)
*Salas de apoio e do SOE
*Estacionamento com 25 vagas e área de manobra
Além disso, foram incluídos mesas, bancos e aparelhos de ginástica do tipo Multiestação, garantindo acessibilidade e conforto para todas as idades.
O projeto também contempla a preservação e recuperação das áreas verdes existentes e limítrofes à Unidade de Transbordo, com o plantio de novas árvores e a recuperação de áreas degradadas. Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a valorização dos espaços públicos.
Programa de Requalificação das Quadras Poliesportivas
As obras da nova praça fazem parte do Programa de Requalificação das Quadras Poliesportivas, que já entregou 15 praças e quadras em Vitória, com investimento total de R$ 29 milhões. Entre as entregas estão:
*Quadra e sala multiuso climatizada em Boa Vista
*Cobertura das quadras de Itararé, Santa Helena, Caratoíra e Romão
*Nova quadra no alto do bairro da Penha
*Reforma da praça Caetano Bassini, em Bela Vista
*Requalificação da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo
*Construção de praça no bairro Conquista
*Reurbanização da praça Asdrúbal Soares, em Jucutuquara
*Cobertura da quadra do HI-FI, em Goiabeiras
*Cobertura da quadra da praça Manoel Teixeira Gomes, em Engenharia
Atualmente, oito obras estão em andamento, incluindo coberturas das quadras do Tancredão, Praça Mário Elias da Silva (Jardim Camburi), Praça Regina Frigeri Furno (Jardim da Penha), Praça José Francisco Maio (Praia do Suá), Praça Judith Braz Coutinho (Gurigica) e Praça da Bandeira (Santo Antônio).




