Publicada em 19/05/2016, às 14h33 | Atualizada em 24/05/2016, às 16h53
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Saúde bucal: pacientes têm acesso a quatro especialidades odontológicas


Já diz o ditado que a saúde começa pela boca. Manter os dentes saudáveis é importante para a aparência e, principalmente, para a saúde de um modo geral. Nesta quinta-feira (19), a população que recorre à rede municipal de saúde para realizar tratamento odontológico ganhou ainda mais motivos para sorrir.
Nesta manhã, a Prefeitura de Vitória fez o lançamento oficial de quatro novas especialidades odontológicas que foram implantadas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória: aparelho dentário para crianças entre 4 e 10 anos de idade (ortodontia), implantes para fixação de dentaduras, tratamento para dor orofacial e radiografia odontológica panorâmica. No entanto, para ter acesso a esses novos serviços, o paciente deve, inicialmente, passar por uma unidade de saúde para os procedimentos de encaminhamento e marcação.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância de oferecer essas especialidades à população e melhorar a prestação de serviços na rede municipal de saúde. "Temos a melhor equipe de saúde do Brasil. Nossa gestão é premiada internacionalmente por nossas ações em saúde, ocupando o primeiro lugar em várias pesquisas. E o sistema de avaliação por torpedo nos ajuda a administrar melhor o setor. Para se ter uma ideia, 9,4 é a nota média do CME. Temos notas acima de 8 em todos os postos e unidades de saúde do município. Quando fui secretário de Saúde, nós colocamos a saúde bucal no programa de saúde da família, que não tinha. Agora, colocamos especialidades que não eram oferecidas".
Atenção básica
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, avisou que toda a rede municipal oferece a atenção básica de Odontologia. "Todas as nossas unidades têm atenção básica na Odontologia, e aqui no Centro Municipal de Especialidades de Vitória, desde o início da nossa gestão, passamos a oferecer quatro especialidades odontológicas e mais um exame de alta complexidade, que é o raio x panorâmico. Em 2014, Vitória recebeu o Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, que estimula boas práticas odontológicas voltadas à população com mais de 300 mil habitantes", disse.
O coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Egídio Davilla Júnior, destacou a importância das novas especialidades. "Essas especialidades foram um projeto prioritário do governo ('Cuidando da saúde das pessoas'), e hoje temos a entrega completa desse produto, com as especialidades de ortodontia, implantodontia, dor orofacial e exame radiológico panorâmico. Além disso, concluímos o contrato com um laboratório de prótese para ofertar a prótese parcial removível. Para quem não tem os dentes na boca, agora tem a oportunidade de sorrir novamente".
Pacientes comemoram
"Um dia, por motivo de loucura, estava com muita dor de dente e mandei arrancar todos os dentes da frente. Sempre sonhei em recuperá-los. Agora, consegui a prótese dentária. Era muito difícil comer e a autoestima fica muito baixa. Realizei um sonho", disse a costureira Maria de Fatima Fernandes Freitas.
"Agora tenho autoestima para viver e posso sorrir", comemorou a auxiliar de serviços gerais Cleunice Flora.
Diferença
"Sinto-me fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Com 28 anos de Prefeitura, só vi esse serviço sendo implementado nesta gestão. Com a prótese, as pessoas melhoram a saúde e a autoestima", afirmou Viviane da Fonseca Galon, dentista da Semus com especialização em Implantodontia e Periodontia.
Prêmio
O atendimento odontológico prestado na rede municipal mereceu destaque no Prêmio Brasil Sorridente. Em 2014, Vitória ganhou o primeiro lugar do prêmio concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas de saúde bucal.


Serviço
Centro de Especialidades Odontológicas
Funcionamento: no primeiro andar do Centro Municipal de Especialidades de Vitória, que fica na avenida Dário Lourenço, no bairro Mário Cypreste (em frente ao Tancredão)
Acesso: é realizado por meio das 30 unidades de saúde.
Especialidades odontológicas:
DOR OROFACIAL
Serviço implantado em janeiro 2015
Oferece: diagnóstico e tratamento para pessoas que sentem dor na articulação orofacial.
Especialista: cirurgião-dentista Eider Barreto de Oliveira Junior
ORTODONTIA
Serviço implantado em janeiro de 2015
Oferece: tratamento de ortodontia (aparelho dentário e acompanhamento) para crianças de 4 a 10 anos de idade, com o objetivo de interceptar os problemas que interferem no desenvolvimento harmônico das arcadas dentárias das crianças, cobrindo a faixa etária em desenvolvimento, propiciando melhor mastigação e estética.
Especialista: cirurgião-dentista Eider Barreto de Oliveira Junior
Atendimentos: já realizou 1.642 atendimentos, instalando 182 aparelhos ortodônticos e realizando 573 manutenções, desde sua implantação.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA
Serviço: é um exame odontológico especializado, necessário no planejamento das especialidades odontológicas de ortodontia, implantodontia e prótese. É ofertado por meio de contrato com uma empresa privada, o CRDO (Centro de radiodiagnóstico odontológico LTDA)
Atendimentos: São ofertados 864 exames/ano
IMPLANTODONTIA
Serviço implando em novembro de 2015
Oferta: implantes para adultos e idosos que usam próteses dentárias totais e que apresentam dificuldades de adaptação e retenção, promovendo uma melhor mastigação, estética, fonética e conforto, além de melhoria da autoestima.
Atendimento: foram realizados 188 atendimentos, com a instalação cirúrgica de 64 implantes osteointegráveis (que são suporte para firmar a dentadura no local).
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
Em fase final de implantação, dependendo da assinatura de contrato com um laboratório especializado, que confeccionará as próteses. A previsão é que as atividades sejam iniciadas ainda no mês de junho.
Atendimento: está prevista a instalação de uma média de 360 próteses por ano pelos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

