Ação da Saúde de Vitória na Semana Nacional do Trânsito.
Como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) participou, nesta quinta-feira (18), de uma ação educativa promovida em parceria com a Guarda Municipal (GCMV) e a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). A atividade foi direcionada a motociclistas, mototaxistas, entregadores e trabalhadores que utilizam ciclomotores, como bicicletas elétricas, em seus deslocamentos e atividades diárias.
A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) participou da ação, que teve como objetivo orientar sobre riscos, reforçar boas práticas de segurança e incentivar a prevenção de acidentes, contribuindo para a proteção da vida de quem faz do trânsito o seu ambiente de trabalho.
"Realizar ações educativas é fundamental para reduzir acidentes e salvar vidas, especialmente dos trabalhadores que dependem diariamente de motocicletas e ciclomotores para seu sustento e deslocamento. Até julho deste ano, foram notificados no e-SUS VS 1.694 casos de acidentes de transporte terrestre em Vitória, evidenciando o impacto significativo dos acidentes de trajeto e típicos sobre a saúde da população trabalhadora. Muitos desses casos envolvem motociclistas, categoria mais vulnerável no trânsito urbano", destacou a coordenadora do Cerest, Diandra Antunes.
A atividade aconteceu no estacionamento do Bob's, na Praia do Canto, onde foram realizadas abordagens educativas a motociclistas e usuários de bicicletas elétricas, marcando a abertura da semana de conscientização sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.