Aulas de quadriciclo para guardas de Vitória. (ampliar)
Para reforçar a segurança nas praias da capital capixaba, em razão do verão, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) ampliou as equipes habilitadas ao patrulhamento com quadriciclos, veículos próprios para a circulação na areia. O curso é um dos diversos treinamentos disponibilizados para a tropa com objetivo de mantê-la sempre atualizada e qualificada para a prestação de serviço à população.
A capacitação, que começou no último dia 14, segue até 21 de janeiro tendo trinta e cinco guardas municipais participantes, todos recém chegados à corporação. O coordenador Aleixo, da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (GFAP) da Guarda de Vitória, afirma que a capacitação dos novos guardas municipais integra uma série de ações da Guarda de Vitória para abranger as áreas de ações da corporação.
"Com mais guardas municipais habilitados para o uso de quadriciclos, o patrulhamento nas áreas de difícil acesso, como as faixas de areia, passam a ser atendidas com mais agilidade, ampliando a capacidade de resposta e garantindo mais segurança aos frequentadores das praias e eventos", relata.
André Sobral
Aulas de quadriciclo para guardas de Vitória. (ampliar)
Leonardo Duarte
Aulas de quadriciclo para guardas de Vitória.
O curso conta com diferentes etapas, desde o conhecimento teórico e prático sobre a condução do quadriciclo até os treinos de inspeção do veículo. Os participantes também serão avaliados quanto às condutas disciplinares e ao cumprimento das orientações dos instrutores. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as técnicas de direção defensiva também fazem parte da qualificação.
A guarda municipal Maia ingressou na corporação em janeiro e está empolgada com o patrulhamento de quadriciclo. "É uma experiência diferente. O veículo te faz sentir seguro e é preciso saber tirar o melhor proveito do equipamento e das técnicas em um patrulhamento. É mais um recurso a ser utilizado em prol da população", observa.
O secretário de Segurança da capital, Amarílio Boni, ressalta que o curso faz parte de uma política pública permanente de fortalecimento da Guarda de Vitória. "Estamos investindo na qualificação contínua do efetivo para ampliar a capacidade operacional e reforçar a segurança preventiva, sempre com foco na proteção da população e no ordenamento dos espaços públicos", destaca Boni.