Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Selo de Qualidade Turística premia 72 bares e restaurantes de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Walter Conde, com edição de Deyvison Longui


Samira Gasparini
Selo de qualidade turística recomendada
Além da placa que o bar ou restaurante irá ostentar, a relação de premiados serve de referência para publicações locais e nacionais

Um total de 72 bares e restaurantes de Vitória foi premiado com o Selo de Qualidade Turística 2010.

A cerimônia de entrega do certificado vai acontecer na próxima terça-feira (26), a partir das 8h30, durante um café da manhã que ocorrerá no cerimonial Steffen, na Mata da Praia.

Os donos dos estabelecimentos premiados estão sendo comunicados por meio de correspondência.

A premiação é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária.

O Selo de Qualidade Turística conta com o apoio do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo o diretor de Turismo e Concessões da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Anderson Fioreti, o objetivo é estimular aos comerciantes a melhoria na prestação de serviços. Dessa forma, os beneficiados serão os turistas e os usuários em geral, completou.

O gerente de Infraestrutura Turística da CDV, e também coordenador do Selo de Qualidade Turística, Leandro Dalcolmo Tononi, destacou que, neste ano, foram 87 estabelecimentos inscritos. “Observamos que vem ocorrendo uma melhoria na prestação de serviços, com a consequente elevação da qualidade”, disse o gerente. Ele disse que ocorreu um amento na quantidade de premiados.

Participantes

Antônio Carlos Nascimento
Restaurante
A Vigilância Sanitária observa a higiene, a manipulação e o acondicionamento de alimentos, além da forma como a comida é preparada

No ano anterior foram 68 bares e restaurantes. Também vem ocorrendo um aumento na quantidade de participantes. A participação dos bares e restaurantes é facultativa e gratuita, em contrapartida a Prefeitura divulga em seu material promocional os estabelecimentos contemplados com o Selo.

Além da placa que o bar ou restaurante irá ostentar, a relação de premiados serve de referência para publicações locais e nacionais, que citarão os estabelecimentos.

Tonini disse que a premiação deste ano terá um diferencial, uma vez que estão sendo completados dez anos e os bares e restaurantes que mais vezes conquistaram selo vão ser um certificado especial.

Entre os 72 estabelecimentos premiados, 15 participam pela primeira vez. “Esses premiados empregam, somente nas funções de garçons e cozinha, 919 funcionários e disponibilizam, simultaneamente, um total de 3.393 mesas e 11.355 cadeiras”, disse Tononi.

O levantamento sanitário na premiação é feito pela Vigilância Sanitária, observando a higiene, manipulação e o acondicionamento de alimentos, além da forma como a comida é preparada.