Imprensa
Serviços Socioassistenciais dos Territórios de Itararé e de Santa Martha celebram o Dia das Crianças
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A data oficial em que se comemora o Dia das Crianças é 12 de outubro, mas para as equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Edelson Alves Baptista, do Território Itararé, e Cras Alaíde dos Santos, do Território de Santa Martha, enquanto outubro não finda é tempo de celebrar às criança. Por isso, nos dois espaços, as festas alusivas data foram realizadas na última quinta-feira (16) e sexta-feira (17), respectivamente.
No Cras Itararé, a celebração foi realizada em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Engenharia e o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), que inclusive foi o cenário da festa. O evento reuniu crianças, adolescentes e famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais do território, principalmente pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Atendimento em domicílio à Pessoa Idosa e à Pessoa Com Deficiência (SAD).
De acordo com a coordenadora do Cras, Silvia Cristina Caldas, na programação muitas brincadeiras organizadas pelos profissionais dos serviços, contação de histórias e apresentações de dança, realizadas pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Engenharia. "Mais do que uma comemoração, a iniciativa reforçou o compromisso dos serviços socioassistenciais com a promoção dos direitos das crianças e o fortalecimento das famílias", enfatizou ela.
No Cras Santa Martha, a festa batizada de "Ser criança é uma festa" coloriu o Parque Mangue Secoque recebeu várias crianças e suas famílias, transformando o lugar num verdadeiro festival de brincadeiras antigas. As crianças formaram filas para participar de pular elástico, corrida do saco, pogobol, pula-pula, corda, pescaria, pintura no rosto, iôiô e até de Bate-bate. A sexta-feira no parque contou com a presença da secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, e líderes comunitários do território.
A festa foi recheada com muita pipoca, brigadeiro, bolo gelado, pão com carne moída, picolé e frutas. Além da distribuição de brinquedos doados pelo Banco de Alimentos Herbert de Souza, que trouxeram ainda mais alegria ao espaço e despertaram emoção entre as crianças, como esboçaram Geovana e Bruno, filhos da Gislayne Pinheiro Rocha, família acompanhada pelo Cras Santa Martha.
Ao final da festa, a coordenadora do Cras Santa Martha, Soraia Assis, disse que a sensação é de realização e dever cumprido com sucesso. "A adesão das famílias à festa é uma demonstração de que estamos no rumo certo das nossas ações para a consciência do direito ao lazer, à diversão, ao convívio familiar e comunitário, bem como de pertencimento do bairro e da cidade", destacou Soraia.
Soraia disse ainda que a equipe aproveitou o momento para, de maneira lúdica, falar sobre situações de trabalho infantil e ressaltou o impacto negativo na vida de crianças e adolescentes.
Enquanto assistia às brincadeiras, a secretária de Assistência Social Soraya Mannato, disse que com muita alegria estava naquele espaço que deixava transparecer o cuidado da equipe com as famílias e com o cumprimento do exercício profissional de promover, também, momentos de descontração durante o desenvolvimento do trabalho social.