A Prefeitura de Vitória avança na modernização da gestão pública com novas entregas desenvolvidas pela área de Geoprocessamento. As ferramentas utilizam tecnologias de geolocalização e mapas interativos para apoiar decisões estratégicas, otimizar rotinas de trabalho e aprimorar os serviços prestados à população.
Entre as novidades está a digitalização com georreferenciamento do processo de geração dos pareceres técnicos da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), criada para apoiar técnicos na coleta de informações sobre árvores em vias públicas. A ferramenta permite o registro direto em campo, com georreferenciamento das espécies e condições das árvores, agilizando a elaboração de laudos e reduzindo o uso de papel.
Esse novo fluxo torna mais eficiente o planejamento de podas e o manejo da arborização urbana.
Outro avanço é a plataforma que possibilitará a organização e acesso digital aos documentos técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Pela ferramenta, ao clicar sobre um ponto no mapa, servidores autorizados terão acesso imediato aos projetos arquitetônicos digitalizados, o que agiliza consultas e processos de reforma ou manutenção dos imóveis municipais.
O subsecretário de Tecnologia da Informação, Danilo Oliveira de Morais, destaca que o geoprocessamento tem papel estratégico na transformação digital da administração municipal. "A nossa área de Geoprocessamento atua integrando as tecnologias de desenvolvimento às áreas de negócio da Prefeitura, utilizando mapas e geolocalização para gerar recursos visuais e espaciais mais poderosos na tomada de decisão. Essa integração traz mais eficiência aos processos internos e amplia a capacidade de gestão pública baseada em evidências."