Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Um dia com as abelhas: atividade do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa mobiliza estudantes

Publicada em | Atualizada em

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Um dia com as abelhas
Um dia com as abelhas na Mata Paludosa.

O Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa (CEA) realizou uma importante atividade formativa no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do local, como parte do projeto "Abelha: Colmeia da Vida Silvestre - Preservação das Abelhas da Mata Paludosa de Vitória".

Coordenada pela educadora ambiental Osnéia Péccoli, junto à equipe do CEA, a atividade contou com a participação de 16 estudantes do 6º ao 9º ano da disciplina eletiva sobre abelhas sem ferrão da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio.

Foram 4 momentos pedagógicos integrados: 1. Interpretação ambiental no REVIS; 2. Vivenciar o circuito sensorial ambiental; 3. Vivências no meliponário de abelhas sem ferrão; 4. Jogo da memória das abelhas sem ferrão. Cada etapa foi planejada para fortalecer o vínculo dos estudantes com o território, ampliando o entendimento sobre a importância ecológica das abelhas sem ferrão e da Mata Paludosa.

Foto Divulgação
Um dia com as abelhas
Um dia com as abelhas na Mata Paludosa.

No primeiro momento, os alunos farão a interpretação do REVIS, conhecendo a história, o ecossistema de restinga e a relevância dessa unidade de conservação para a biodiversidade urbana. Em seguida, no circuito sensorial ambiental, os estudantes vivenciarão diferentes estímulos que convidam ao contato profundo com a natureza, ampliando a percepção ambiental.

No terceiro momento, as atividades seguirão para o meliponário educativo, onde os jovens conhecerão espécies de abelhas sem ferrão, suas colônias e seus papéis fundamentais na polinização e no equilíbrio ambiental. Para encerrar, o jogo da memória das abelhas sem ferrão estimulará o aprendizado de forma lúdica, reforçando informações sobre comportamento, diversidade e preservação desses insetos essenciais.

De acordo com a educadora Osnéia Péccoli, atividades dessa natureza reforçam a potência da educação ambiental crítica: "Ao vivenciar o território, os estudantes ampliam seu compromisso com a preservação das abelhas e compreendem a importância da Mata Paludosa para o equilíbrio ambiental de Vitória."

A ação integra as iniciativas contínuas da Gerência de Educação Ambiental em promover práticas educativas que aproximam escolas, comunidade e o REVIS, fortalecendo a formação de cidadãos conscientes e engajados na proteção da vida e da biodiversidade.