Encontro de gestantes na Unidade de Saúde Fonte Grande.
As gestantes que são acompanhadas pela Unidade de Saúde da Fonte Grande, em Vitória, participaram, na manhã desta quarta-feira (17), de uma roda de conversa voltada aos cuidados especiais do pré-natal, com foco na prevenção e no tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O encontro tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as doenças, suas formas de prevenção e os cuidados necessários para garantir a saúde da mãe e do bebê.
A atividade foi conduzida pelo médico da família, Eduardo Barreto, que trouxe orientações sobre o 'check-up de proteção', um conjunto de exames de pré-natal realizados justamente para detectar infecções, a fim de garantir uma gestação mais segura.
Ele ressaltou que o diagnóstico precoce permite a realização de tratamentos seguros durante a gestação. Com o uso de medicamentos apropriados e o acompanhamento da equipe de saúde, é possível garantir a segurança da mãe e do bebê.
"A importância desse encontro é esclarecer dúvidas das gestantes, sempre nos colocando à disposição delas. Abordar um tema tão importante, que são as ISTs, é uma oportunidade de fortalecer a presença da Unidade de Saúde, oferecendo apoio, orientação e tratamento sempre que necessário. Esse é o nosso papel", destaca o médico.
Thyago Oliveira
À espera do primeiro filho, Kaysla Leandro da Silva, de 21 anos e no oitavo mês de gestação, participou da roda de conversa e contou a sua experiência neste encontro. "Eu estou presente em todos os encontros desde o primeiro. É sempre um novo aprendizado, não só por ser gestante, mas também para levar os ensinamentos para a vida. Hoje foi bem interessante, falou sobre as doenças e como a gente pode se prevenir. Esse aprendizado é maravilhoso, vou continuar vindo e aprendendo cada vez mais."
"Momentos como o encontro do grupo de gestantes nos lembram que cuidar vai muito além de orientar, é acolher, ouvir e caminhar junto. É nesse espaço de troca que o SUS se faz presente de forma humana, próxima e comprometida com cada gestante e cada família", mencionou a diretora da UBS Fonte Grande, Marcela M. C. Lozer.