Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Viagem pela Literatura realiza encontro para leitura compartilhada do livro Vamos comprar um poeta

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Clube da Leitura

O projeto Viagem pela Literatura realiza, no dia 24 de novembro (segunda-feira), mais uma edição do Clube da Leitura, um espaço de encontro e troca entre apaixonados por livros. O evento, que ocorre sempre na última segunda-feira de cada mês, terá como leitura compartilhada o livro "Vamos comprar um poeta", do premiado escritor português Afonso Cruz. A mediação será feita por Elizete Caser, coordenadora do projeto Viagem pela Literatura.

A atividade acontece de forma on-line, a partir das 19 horas, pela plataforma Google Meet. Os interessados em participar devem enviar e-mail para bibliotecamunicipaleira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br até o dia 21 de novembro, às 17 horas. A participação é gratuita e aberta ao público a partir de 15 anos.

Com o objetivo de promover o incentivo à leitura e à literatura, o Clube busca criar um ambiente acolhedor para reflexões, interpretações e debates sobre obras literárias de diferentes gêneros e autores, fortalecendo o hábito da leitura como prática de lazer e conhecimento.

Sobre o autor

Afonso Cruz é um escritor, ilustrador, cineasta e músico português, nascido em 1971, na Figueira da Foz. Estudou na Escola António Arroio, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Sua carreira literária teve início em 2008, com o romance A Carne de Deus -- Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites. Dois anos depois, alcançou grande reconhecimento com A Boneca de Kokoschka (2010), obra que lhe rendeu o Prêmio da União Europeia de Literatura em 2012.

Entre seus títulos mais conhecidos estão Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (2009), A Contradição Humana (2011) e Vamos comprar um poeta (2016), este último uma metáfora sensível sobre o valor da arte e da imaginação em uma sociedade dominada pela lógica e pelo consumo.

Além da literatura, Cruz também atua como ilustrador, com publicações na área infantil, e trabalhou como cineasta por mais de uma década. Na música, integra a banda de blues/roots The Soaked Lamb, onde canta e toca guitarra, harmónica e banjo. Sua obra, traduzida para mais de 20 idiomas, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e o Prêmio SPA.