A Saúde de Vitória participou, na sexta-feira (12), do I Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos, promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul com apoio do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. O encontro reuniu aproximadamente 300 gestores, técnicos e autoridades para discutir políticas públicas e compartilhar experiências bem-sucedidas na execução de projetos financiados com recursos estaduais e federais.
O convite à Secretaria de Saúde de Vitória surgiu após a visita do vereador Rafael Bueno à capital capixaba, quando ele conheceu de perto os principais projetos inovadores desenvolvidos na área da saúde.
"A cidade de Vitória é reconhecida nacionalmente por sua atenção básica em saúde e agilidade no atendimento, especialmente na redução de filas de espera para exames e consultas. Parabéns à secretária e a todos os servidores que revolucionaram a saúde da capital", afirmou.
Representando o município, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, participou de forma remota do painel "Zerando a fila de consultas do SUS - experiências exitosas na eliminação da fila de consultas e implementação de soluções inovadoras para ampliar o acesso e garantir atendimento com eficiência e agilidade".
Em sua fala, Magda destacou que, em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia se tornou essencial para transformar a gestão pública da saúde. "Em Vitória, tratamos a inovação não como uma tendência, mas como uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência dos serviços", ressaltou.
Entre os exemplos apresentados, estão o Painel de Medicamentos, que permite à população consultar os estoques em tempo real, e o FacilitaVix, com totens de autoatendimento para marcação de consultas e exames e vacinas. Ela também citou o uso de drones no combate ao Aedes aegypti e de tablets agentes de saúde, iniciativas que ampliam a transparência, o controle e a proximidade com a população.
A secretária destacou os avanços no acesso às especialidades médicas. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 2 milhões de procedimentos especializados, e a meta para os próximos quatro anos é chegar a 3 milhões. Atualmente, mais de 90% das consultas e exames são agendados em menos de 100 dias, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça, o que possibilitou a eliminação de filas em áreas como tomografia, mamografia, ressonância magnética e fisioterapia.
Outro destaque foi o programa "Saúde Tá On", que permite ao paciente escolher o dia e horário do atendimento, com confirmação via WhatsApp. A iniciativa trouxe mais comodidade e reduziu o índice de faltas para 10,91%, o menor dos últimos quatro anos.
Outro destaque foi o Programa de Dispensação de Fraldas, voltado a moradores que necessitam do item por condições de saúde. O fornecimento é contínuo e as entregas são feitas diretamente nas residências dos beneficiários, em parceria com os Correios, contribuindo inclusive para reduzir a judicialização.
"Essas iniciativas demonstram como a tecnologia pode ser uma grande aliada no enfrentamento de desafios complexos. Ela aproxima a população dos serviços, aumenta a transparência e fortalece a confiança no SUS", concluiu a secretária.