Assinatura da ordem de Serviço para reforma e climatização do Cmei João Pedro de Aguiar.
A comunidade de Jardim Camburi já pode comemorar! O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar, localizado no bairro, será totalmente reformado a fim de garantir mais conforto, segurança e educação de qualidade. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira (17).
Está prevista uma reforma que contempla serviços estruturais e elétricos, para garantir a climatização de toda a unidade, com um investimento total de R$ 2.138.000,00.
A solenidade contou com a presença das famílias da comunidade escolar, do prefeito Lorenzo Pazolini, da secretária de Educação Juliana Rohsner, do secretário de Obras Gustavo Perin, dos vereadores Maurício Leite e Bruno Malias, e de toda a comunidade escolar.
Antes da assinatura da ordem, crianças do Cmei fizeram uma linda apresentação, cantando a música composta pelo professor Plínio, que destaca o projeto institucional da unidade "Pocando de alegria de ser Capixabinha", cuja proposta é valorizar a cultura e os saberes do Espírito Santo desde a infância.
Pazolini destacou o compromisso da gestão com a educação pública de qualidade. "Tudo o que fazemos é pelas crianças. E cuidar da educação começa por oferecer espaços seguros, modernos e acolhedores para elas e para os nossos servidores. Depois de concluídas as intervenções, todos terão mais dignidade, conforto e melhores condições de aprendizagem", disse.
Segundo Juliana Rohsner, as melhorias impactam diretamente o cotidiano escolar. "Nós sabemos que as crianças são o bem mais precioso das famílias. E nós trabalhamos para dar condições dos nossos profissionais acolherem, cuidarem e desenvolverem cada uma delas com excelência. Quanto à obra, estamos falando de uma intervenção completa, que qualifica o ambiente pedagógico, valoriza os profissionais e garante mais bem-estar às crianças. É um processo que demanda a colaboração das famílias, servidores e toda a comunidade escolar", afirmou.
A diretora Cláudia Barbosa agradeceu a assinatura da ordem de serviço. "Muito obrigado ao prefeito, à secretária e a todos que possibilitaram este momento. Será um avanço significativo para o desenvolvimento das nossas crianças". Mãe de duas crianças matriculadas na unidade, a representante do Conselho de Pais, Grazielle Thomas, celebrou o anúncio. "Vai ser muito importante. Vamos acompanhar para que tudo seja realizado da melhor forma", afirmou.
As intervenções
Entre as principais intervenções estão a implantação de uma subestação, novo padrão de entrada de energia trifásico, instalação de novos quadros de distribuição e disjuntores, além da implantação de um sistema de renovação de ar e da instalação de 20 novos aparelhos de ar-condicionado, garantindo mais conforto térmico para crianças e profissionais da unidade. O projeto inclui ainda a troca completa do telhado, que passará a contar com telhas termoacústicas e estrutura metálica, a implantação de sistema fotovoltaico, promovendo eficiência energética, e pintura geral de toda a unidade.
Além dessa nova etapa de modernização, o Cmei João Pedro de Aguiar já recebeu importantes melhorias entre 2021 e 2025, com investimento de R$ 384.361,80. Entre as ações realizadas estão a reforma da área de serviço e da cozinha, pintura interna, do muro e de salas de aula, construção da sala de coordenação, reforma da casinha/solarium, reforma de banheiros, entre outras intervenções.