Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória é a primeira cidade do Espírito Santo a adotar contentores subterrâneos para resíduos

Publicada em | Atualizada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Jansen Lube
Contentores subterrâneos praça Getúlio Vargas
Contentores subterrâneos praça Getúlio Vargas. (ampliar)

Vitória inaugura uma nova fase na limpeza urbana ao adotar um sistema inovador de descarte de resíduos. A capital capixaba é a primeira cidade do Espírito Santo a implantar o mecanismo de Contentores Subterrâneos, uma solução já consolidada em cidades sustentáveis da Europa e de outros grandes centros urbanos do mundo, e que agora passa a integrar o cotidiano do município.

O primeiro equipamento já está em funcionamento na Praça Getúlio Vargas, no Centro, marcando não apenas uma inovação tecnológica, mas uma mudança concreta na paisagem urbana e na relação das pessoas com o descarte de resíduos.

Em breve, outros dois pontos entram em operação, na Praça do Hi-Fi, em Goiabeiras, e na Curva da Jurema, ampliando o alcance da iniciativa. Ao todo, o projeto prevê a instalação de 20 contentores subterrâneos distribuídos estrategicamente por Vitória.

Solução moderna para desafios antigos

Os contentores subterrâneos representam uma evolução significativa em relação aos modelos tradicionais de descarte. Instalados abaixo do nível do solo, eles reduzem drasticamente a exposição do lixo, minimizam odores, evitam a proliferação de vetores e contribuem para a preservação do espaço público.

"O sistema também ajuda a organizar o fluxo de resíduos, tornando as áreas urbanas mais limpas e agradáveis para quem vive, trabalha ou circula pela cidade", afirma o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Jansen Lube
Contentores subterrâneos praça Getúlio Vargas
Contentores subterrâneos praça Getúlio Vargas. (ampliar)

Com capacidade que varia entre 3 mil e 4 mil litros, os equipamentos recebem tanto lixo úmido (resíduos domiciliares) quanto materiais recicláveis, ampliando as possibilidades de separação correta e incentivando práticas mais sustentáveis no dia a dia.

"A coleta dos resíduos seguirá o fluxo regular já existente na cidade, garantindo total integração ao sistema de limpeza urbana de Vitória", explica o secretário.

Organização e consciência ambiental

Além dos ganhos operacionais, os contentores subterrâneos cumprem um papel educativo importante. Ao oferecer um ponto de descarte mais eficiente e visualmente integrado ao espaço urbano, o sistema contribui para a reeducação do descarte inadequado ao mesmo tempo em que estimula a separação dos resíduos e fortalece a cultura do cuidado coletivo com a cidade.

Em Vitória, a iniciativa dos Contentores Subterrâneos dialoga diretamente com esse conceito de usar a inovação para transformar o espaço público e promover mais sustentabilidade, organização e bem-estar.

Ao adotar o novo sistema, a capital capixaba se aproxima de modelos urbanos já implementados em cidades reconhecidas pela eficiência na gestão de resíduos e pelo compromisso com o meio ambiente. A iniciativa ainda reforça o protagonismo da "Cidade Sol" na busca por soluções modernas e inteligentes, que elevam o padrão da limpeza urbana e fortalecem a responsabilidade compartilhada entre poder público e população.